Formica e Uysal (1996)Formica, S., & Uysal, M. (1996). A market segmentation of festival visitors: Umbria jazz festival in Italy. Festival Management & Event Tourism, 3(4), 175-182. http://dx.doi.org/10.3727/106527095792232523. http://dx.doi.org/10.3727/10652709579223...
|
Animação e entusiasmo, socialização, entretenimento, novidade do evento e união familiar |
Jazz festival, Umbria, Itália |
Crompton e McKay (1997)Crompton, J. L., & McKay, S. L. (1997). Motives of visitors attending festival events. Annals of Tourism Research, 24(2), 425-439. http://dx.doi.org/10.1016/S0160-7383(97)80010-2. http://dx.doi.org/10.1016/S0160-7383(97)...
|
Exploração cultural, novidade/regressão, recuperação do equilíbrio, socialização de grupo conhecido, socialização externa, atividade gregária |
San Antonio Fiesta, EUA |
Faulkner et al. (1999)Faulkner, B., Fredline, E., Larson, M., & Tomljenovic, R. (1999). A marketing analysis of Sweden’s Storsjoyran music festival. Tourism Analysis, 4, 157-171.
|
Cultura/identidade local, novidade/entusiasmo, festas, atrações locais, socialização, socialização de grupos conhecidos, atividades auxiliares |
Festival of Rock Music, Storsjӧyran, Suécia |
Nicholson e Pearce (2001)Nicholson, R. E., & Pearce, D. G. (2001). Why do people attend events: A comparative analysis of visitor motivations at four South Island events. Journal of Travel Research, 39(4), 449-460. http://dx.doi.org/10.1177/004728750103900412. http://dx.doi.org/10.1177/00472875010390...
|
Motivações específicas, entretenimento, fuga, variedade, novidade/singularidade do evento, família e socialização |
New Zealand Gold Guitar Awards, Nova Zelândia |
Bowen e Daniels (2005)Bowen, H., & Daniels, M. (2005). Does the music matter? Motivations for attending a music festival. Event Management, 9(3), 155-164. http://dx.doi.org/10.3727/152599505774791149. http://dx.doi.org/10.3727/15259950577479...
|
Descoberta, música, diversão |
Fairfax Music Festival, Fairfax, Virginia, EUA |
McMorland e MacTaggart (2007)McMorland, L., & MacTaggart, D. (2007). Traditional Scottish music events: Native Scots attendance motivations. Event Management, 11(1), 57-69. http://dx.doi.org/10.3727/152599508783943246. http://dx.doi.org/10.3727/15259950878394...
|
Apreciação do entretenimento, apoio à música escocesa, relaxamento |
Eventos Musicais Tradicionais da Escócia, Escócia |
Gelder e Robinson (2009)Gelder, G., & Robinson, P. (2009). A critical comparative study of visitor motivations for attending music festivals: A case study of Glastonbury and V festival. Event Management, 13(3), 181-196. http://dx.doi.org/10.3727/152599509790029792. http://dx.doi.org/10.3727/15259950979002...
|
Socialização, música, novidade, entretenimento geral, fuga da vida cotidiana e exploração cultural |
Glastonbury Festival, Reino Unido |
Pegg e Patterson (2010)Pegg, S., & Patterson, I. (2010). Rethinking music festivals as a staged event: Gaining insights from understanding visitor motivations and the experiences they seek. Journal of Convention & Event Tourism, 11(2), 85-99. http://dx.doi.org/10.1080/15470141003758035. http://dx.doi.org/10.1080/15470141003758...
|
Amigos/família, amor pela música country, motivos profissionais/negócios, prêmios de música country, sempre quis participar, oportunidade de conhecer estrelas, feriados anuais, dança em linha |
Tamworth Country Music Festival, Tamworth, Austrália |
Blešić et al. (2013)Blešić, I., Pivac, T., Stamenković, I., & Besermenji, S. (2013). Motives of visits to ethno music festivals with regard to gender and age structure of visitors. Event Management, 17(2), 145-154. http://dx.doi.org/10.3727/152599513X13668224082387. http://dx.doi.org/10.3727/152599513X1366...
|
Percepção e aprendizagem do festival, exploração do programa, atmosfera do festival, bem-estar psicofísico e socialização |
Dragačevo Trumpet Festival, Sérvia |
Elliott e Barron (2015)Elliott, C., & Barron, P. (2015). Escape to Mayhem? Toward an understanding of attendees’ motivations at a heavy metal festival. In: T. M. Karalainen, & K. Karki (Eds.), Modern heavy metal: Markets, practices and cultures (pp. 38-45). Aalto University School of Business.
|
Experiência dos eventos, curiosidade por eventos, socialização, fuga e apoio à banda. |
Download Festival, Heavy Metal Festival, Reino Unido |
Kruger e Saayman (2017)Kruger, M., & Saayman, M. (2017). Segmenting beyond behavioural intentions: Fine tuning music festival visitors’ music appreciation. International Journal of Event and Festival Management, 8(2), 204-223. http://dx.doi.org/10.1108/IJEFM-09-2016-0064. http://dx.doi.org/10.1108/IJEFM-09-2016-...
|
Diversão e dança, novidade, emoção, identidade de grupo, entretenimento, estilo de vida, bem-estar, viagem e fuga |
H2O South African Festival of Electronic Music, África do Sul |
Vinicombe e Sou Pek (2017)Vinicombe, T., & Sou Pek, U. J. (2017). Socialization or genre appreciation: The motives of music festival participants. International Journal of Event and Festival Management, 8(3), 274-291. http://dx.doi.org/10.1108/IJEFM-05-2016-0034. http://dx.doi.org/10.1108/IJEFM-05-2016-...
|
Música, socialização, fuga, exploração cultural |
MIMF Classic Music Festival, Macau |
Perron-Brault et al. (2020)Perron-Brault, A., de Grandpré, F., Legoux, R., & Dantas, D. C. (2020). Popular music festivals: An examination of the relationship between festival programs and attendee motivations. Tourism Management Perspectives, 34, 1-11. http://dx.doi.org/10.1016/j.tmp.2020.100670. http://dx.doi.org/10.1016/j.tmp.2020.100...
|
Artistas favoritos, estrelas, descobertas musicais, socialização e entretenimento, fuga e turismo, convívio familiar |
Seis festivais de música popular em Quebec, Canadá |