Infraestrutura do campus
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Owlia e Aspinwall (1996OWLIA, M.; ASPINWALL, E. A framework for the dimensions of quality in higher education. Quality Assurance in Education, Bradford, v. 4, n. 2, p. 12-120, 1996.): tangíveis
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Alves e Raposo (1999 ALVES, H. M. B ; RAPOSO, M. O Marketing nas universidades: um estudo exploratório sobre a satisfação dos alunos como clientes no ensino superior. Revista Portuguesa de Marketing, Porto, v. 3, n. 8, p. 67-80, 1999.): biblioteca, serviços de laboratório e informática
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Alves (2000 ALVES, H. M. B . As dimensões da qualidade no serviço Educação. Revista Portuguesa de Gestão, Lisboa, v. 15, n. 4, p. 78-89, out. 2000.): instalações
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Infraestrutura do curso |
Acesso à infraestrutura |
Relação teoria e prática nas disciplinas |
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Owlia e Aspinwall (1996OWLIA, M.; ASPINWALL, E. A framework for the dimensions of quality in higher education. Quality Assurance in Education, Bradford, v. 4, n. 2, p. 12-120, 1996.): conteúdo (aplicabilidade)
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Walter; Tontini e Domingues (2005 WALTER, S. A ; TONTINI, G .; DOMINGUES, M. J. C. de S. Identificando oportunidades de melhoria em um curso superior através da análise da satisfação dos alunos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 29., 2005, Brasília. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD , 2005. 1 CD-ROM): métodos de ensino
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Walter (2006WALTER, S. A. Antecedentes da satisfação e da lealdade de alunos de uma instituição de ensino superior. 2006. 167 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2006.): relação teoria e prática
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Mainardes e Domingues (2010MAINARDES, E. W.; DOMINGUES, M. J. C. S. Qualidade de cursos de administração e instituições de ensino superior em Joinville - SC: um estudo sobre fatores relacionados ao mercado de trabalho na percepção dos alunos. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v. 12, n. 35, p. 208-223, abr./jun. 2010.): relevância dos conteúdos aprendidos para a empregabilidade
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Atualização do conteúdo das disciplinas |
Métodos de ensino |
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Owlia e Aspinwall (1996OWLIA, M.; ASPINWALL, E. A framework for the dimensions of quality in higher education. Quality Assurance in Education, Bradford, v. 4, n. 2, p. 12-120, 1996.): competência (professores)
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Alves (2000 ALVES, H. M. B . As dimensões da qualidade no serviço Educação. Revista Portuguesa de Gestão, Lisboa, v. 15, n. 4, p. 78-89, out. 2000.): docência
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Walter, Tontini e Domingues (2005 WALTER, S. A ; TONTINI, G .; DOMINGUES, M. J. C. de S. Identificando oportunidades de melhoria em um curso superior através da análise da satisfação dos alunos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 29., 2005, Brasília. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD , 2005. 1 CD-ROM): métodos de ensino
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Marks (2000MARKS, R. B. Determinants of student evaluations of global measures of instructor and course value. Journal of Marketing Education, Thousand Oaks, v. 22, n. 2, p. 108-119, Aug. 2000. ): organização (do curso e das aulas)
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Mainardes, Domingues e Deschamps (2009 MAINARDES, E. W. ; DOMINGUES, M. J. C. S ; DESCHAMPS, M. Avaliação da qualidade nos serviços educacionais das instituições de ensino superior de Joinville, SC. Revista de Gestão USP, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 17-32, jan./mar. 2009.): corpo docente
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Atitude dos professores |
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Owlia e Aspinwall (1996OWLIA, M.; ASPINWALL, E. A framework for the dimensions of quality in higher education. Quality Assurance in Education, Bradford, v. 4, n. 2, p. 12-120, 1996.): atitude
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Alves e Raposo (1999 ALVES, H. M. B ; RAPOSO, M. O Marketing nas universidades: um estudo exploratório sobre a satisfação dos alunos como clientes no ensino superior. Revista Portuguesa de Marketing, Porto, v. 3, n. 8, p. 67-80, 1999.) e Alves (2000 ALVES, H. M. B . As dimensões da qualidade no serviço Educação. Revista Portuguesa de Gestão, Lisboa, v. 15, n. 4, p. 78-89, out. 2000.): docência
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Walter; Tontini e Domingues (2005 WALTER, S. A ; TONTINI, G .; DOMINGUES, M. J. C. de S. Identificando oportunidades de melhoria em um curso superior através da análise da satisfação dos alunos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 29., 2005, Brasília. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD , 2005. 1 CD-ROM): capacitação dos professores
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Marks (2000MARKS, R. B. Determinants of student evaluations of global measures of instructor and course value. Journal of Marketing Education, Thousand Oaks, v. 22, n. 2, p. 108-119, Aug. 2000. ): relacionamento com o professor
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Mainardes, Domingues e Deschamps (2009 MAINARDES, E. W. ; DOMINGUES, M. J. C. S ; DESCHAMPS, M. Avaliação da qualidade nos serviços educacionais das instituições de ensino superior de Joinville, SC. Revista de Gestão USP, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 17-32, jan./mar. 2009.): corpo docente
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Confiança nas pessoas e na IES |
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Owlia e Aspinwall (1996OWLIA, M.; ASPINWALL, E. A framework for the dimensions of quality in higher education. Quality Assurance in Education, Bradford, v. 4, n. 2, p. 12-120, 1996.): confiabilidade (confiança)
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Marks (2000MARKS, R. B. Determinants of student evaluations of global measures of instructor and course value. Journal of Marketing Education, Thousand Oaks, v. 22, n. 2, p. 108-119, Aug. 2000. ): expectativa/ justiça nas avaliações
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Mainardes, Domingues e Deschamps (2009 MAINARDES, E. W. ; DOMINGUES, M. J. C. S ; DESCHAMPS, M. Avaliação da qualidade nos serviços educacionais das instituições de ensino superior de Joinville, SC. Revista de Gestão USP, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 17-32, jan./mar. 2009.): administração geral da IES
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Atitude da coordenação |
Owlia e Aspinwall (1996OWLIA, M.; ASPINWALL, E. A framework for the dimensions of quality in higher education. Quality Assurance in Education, Bradford, v. 4, n. 2, p. 12-120, 1996.): atitude |
Atendimento dos funcionários |
Alves (2000 ALVES, H. M. B . As dimensões da qualidade no serviço Educação. Revista Portuguesa de Gestão, Lisboa, v. 15, n. 4, p. 78-89, out. 2000.): prestabilidade dos serviços gerais |
Nível de exigência nas disciplinas |
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Walter; Tontini e Domingues (2005 WALTER, S. A ; TONTINI, G .; DOMINGUES, M. J. C. de S. Identificando oportunidades de melhoria em um curso superior através da análise da satisfação dos alunos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 29., 2005, Brasília. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD , 2005. 1 CD-ROM): nível de exigência
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Marks (2000MARKS, R. B. Determinants of student evaluations of global measures of instructor and course value. Journal of Marketing Education, Thousand Oaks, v. 22, n. 2, p. 108-119, Aug. 2000. ): carga de trabalho/ nível de dificuldade
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Walter (2006WALTER, S. A. Antecedentes da satisfação e da lealdade de alunos de uma instituição de ensino superior. 2006. 167 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2006.): facilidade e flexibilidade do curso
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Adequação da grade curricular |
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Alves e Raposo (1999 ALVES, H. M. B ; RAPOSO, M. O Marketing nas universidades: um estudo exploratório sobre a satisfação dos alunos como clientes no ensino superior. Revista Portuguesa de Marketing, Porto, v. 3, n. 8, p. 67-80, 1999.): conteúdo dos cursos
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Walter (2006WALTER, S. A. Antecedentes da satisfação e da lealdade de alunos de uma instituição de ensino superior. 2006. 167 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2006.): grade curricular
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Atividades extracurriculares |
Alves (2000 ALVES, H. M. B . As dimensões da qualidade no serviço Educação. Revista Portuguesa de Gestão, Lisboa, v. 15, n. 4, p. 78-89, out. 2000.): atividades extracurriculares |
Aprendizagem percebida |
Marks (2000MARKS, R. B. Determinants of student evaluations of global measures of instructor and course value. Journal of Marketing Education, Thousand Oaks, v. 22, n. 2, p. 108-119, Aug. 2000. ): aprendizagem percebida |
Integração na vida acadêmica |
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Alves (2000 ALVES, H. M. B . As dimensões da qualidade no serviço Educação. Revista Portuguesa de Gestão, Lisboa, v. 15, n. 4, p. 78-89, out. 2000.): atividades culturais, desportivas e de associação entre alunos
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Walter (2006WALTER, S. A. Antecedentes da satisfação e da lealdade de alunos de uma instituição de ensino superior. 2006. 167 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2006.): integração na vida acadêmica
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Imagem social da IES |
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Alves e Raposo (1999 ALVES, H. M. B ; RAPOSO, M. O Marketing nas universidades: um estudo exploratório sobre a satisfação dos alunos como clientes no ensino superior. Revista Portuguesa de Marketing, Porto, v. 3, n. 8, p. 67-80, 1999.): serviços de ação social e ligações da universidade com o exterior
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Walter (2006WALTER, S. A. Antecedentes da satisfação e da lealdade de alunos de uma instituição de ensino superior. 2006. 167 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2006.): imagem social
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Mainardes, Domingues e Deschamps (2009 MAINARDES, E. W. ; DOMINGUES, M. J. C. S ; DESCHAMPS, M. Avaliação da qualidade nos serviços educacionais das instituições de ensino superior de Joinville, SC. Revista de Gestão USP, São Paulo, v. 16, n. 1, p. 17-32, jan./mar. 2009.): imagem da IES na comunidade
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Mainardes e Domingues (2010MAINARDES, E. W.; DOMINGUES, M. J. C. S. Qualidade de cursos de administração e instituições de ensino superior em Joinville - SC: um estudo sobre fatores relacionados ao mercado de trabalho na percepção dos alunos. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, São Paulo, v. 12, n. 35, p. 208-223, abr./jun. 2010.): benefícios do curso à sociedade
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