Acessibilidade / Reportar erro

Gestão de custos na produção de milho e soja

Resumo

Objetivo:

O estudo tem por objetivo identificar e analisar a relação entre os elementos que compõem os custos de produção do milho e da soja com a receita das suas respectivas atividades produtivas.

Metodologia:

A análise foi realizada com os dados de produção e custo de produção da Conab; e do preço de mercado das commodities obtido pela FAO. O período de análise compreendeu os anos de 1997 a 2016. O estudo foi construído sob o enfoque da teoria neoclássica da firma e sua subdivisão: a teoria dos custos.

Resultados:

Os dados evidenciam que as variáveis pertencentes aos custos de produção do milho e da soja estão associadas com a receita bruta ha-1, sendo possível predizê-las a partir das equações de regressão. Desse modo, o produtor rural terá uma ferramenta passível de uso na escolha da melhor decisão no momento da aquisição de insumos agrícolas.

Contribuições:

A principal contribuição do estudo está relacionada à possibilidade de predizer a receita da soja e do milho a partir do custo das variáveis que fazem parte do custo de produção das respectivas commodities. Assim, o levantamento e a interpretação dos custos de produção, analisando as variáveis que envolvam os gastos do custeio da lavoura, com consequente avaliação das informações da receita bruta ha-1, possibilita obter informações para a tomada de decisão sobre as atividades agrícolas.

Palavras-chave:
Contabilidade; planejamento; gestão agrícola; agronegócio

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br