Resumo
Objetivo
O objetivo do presente estudo é investigar como os fãs se comportam em relação a uma maior introdução de identidades políticas na cultura pop.
Referencial teórico
A ideia do consumo como instrumento de construção da identidade, as crescentes discussões sobre identidades políticas e o surgimento da indústria do entretenimento como arena de resistência do consumidor estão associadas entre si.
Metodologia
A arqueogenealogia foucaultiana foi aplicada ao fórum online chamado TheForce.net.
Resultados
A militância e a afinidade foram identificadas como agências morais dos consumidores. Apesar de sua singularidade, elas demonstram compromisso com a liberdade e indicam como os fãs veem a representatividade das identidades políticas como uma luta contínua contra as forças ideológicas dominantes.
Implicações práticas e sociais da pesquisa
A análise e interpretação foucaultianas permitem discutir a articulação ética produzida pelos fãs como um compromisso social. É uma resposta cultural dos fãs à recente inserção da representatividade na indústria do entretenimento. Assim, a presente pesquisa fornece os fundamentos para pensar sobre as aplicações e consolidação potencial das produções éticas nas investigações da teoria da cultura do consumidor (CCT, na sigla em inglês).
Contribuições
A teoria de Foucault sobre a constituição do sujeito moral foi adotada para analisar o consumo como uma prática alinhada à crescente demanda por representatividade na indústria do entretenimento.
Palavras-chave:
Subjetividade; identidade política; cultura pop; arqueogenealogia; Star Wars