Resumo
Objetivo:
Estudar a internacionalização de pequenas e médias empresas (PMEs) familiares no México.
Fundamentação teórica:
Nossa revisão examina a abordagem relacional da internacionalização e a abordagem estratégica das empresas familiares. Abrange três tipos de capital social, orientação para o mercado e orientação para negócios internacionais.
Metodologia:
Este é um estudo de caso qualitativo de conjunto difuso. Sete PMEs familiares do setor pesqueiro de Campeche, México, compõem a amostra.
Resultados:
A vinculação é fator determinante para a internacionalização. A cessação à internacionalização ocorre nas empresas familiares devido à falta de empreendedorismo internacional, à presença da família e à falta de vínculos verticais.
Implicações práticas e sociais:
Este estudo amplia a pesquisa sobre a internacionalização em PMEs familiares em um contexto de economia emergente, mostrando empiricamente como os vínculos de capital social dos exportadores analisados influenciam diretamente sua atividade. Para os profissionais de negócios, o desafio é gerenciar seus vínculos no exterior. Nossos resultados mostram que os vínculos desempenham um papel crucial na internacionalização nesse contexto. Os exportadores que não se internacionalizaram são aconselhados a fortalecer suas conexões com as principais instituições governamentais.
Contribuição:
Mostramos que existe mais de uma forma ideal para as PMEs familiares terem sucesso na internacionalização. As pesquisas sobre a internacionalização de empresas familiares no México são muito escassas. Assim, este estudo responde à chamada para mais pesquisas sobre a internacionalização de PMEs em economias emergentes.
Palavras-chave:
Internacionalização; empresas familiares; PMEs; economias emergentes; QCA; organização e marketing empresarial