Acessibilidade / Reportar erro

O impacto das características do CEO na cultura organizacional e no efeito silo

Resumo

Objetivo:

O objetivo deste estudo é entender o impacto das características psicológicas e observáveis do CEO na cultura e nos silos organizacionais.

Metodologia:

Um questionário foi elaborado usando informações coletadas durante a fase de revisão de literatura e enviado por e-mail aos tomadores de decisão da empresa. Usando dados de pesquisa de 185 pequenas e médias empresas de dois setores: hospedagem e alimentos, bebidas e tabaco:, um modelo de equação estrutural foi aplicado para determinar se o modelo teórico poderia ser confirmado ou não, e a técnica de mínimos quadrados parciais foi usada para verificar se certos relacionamentos existem.

Resultados:

Foi encontrado suporte geral a um modelo teórico no qual traços de personalidade do CEO, particularmente a conscienciosidade, a abertura à experiência e a extroversão, influenciam a cultura e os silos organizacionais, e no qual variáveis observáveis como idade e tempo de gestão influenciam a capacidade da empresa de desenvolver competências de coordenação interna, inibindo assim o aparecimento de silos.

Contribuição:

A principal contribuição para o conhecimento reside na combinação de diferentes referenciais teóricos e na abordagem empírica utilizada para testar a importância das características do CEO nas organizações e na sua capacidade de desenvolver redes de cooperação.

Palavras-chave:
CEO; modelo Big Five; estrutura de valores concorrentes; cultura organizacional; silos

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br