Este estudo |
Teoria da atribuição |
Consumidor, vendedor e especificador |
Experiência de campo |
Confirmou a diferença na avaliação de atributos entre usuários finais, vendedores e especificadores para produtos funcionais; no entanto, nenhuma diferença foi encontrada como hipotetizamos para produtos estéticos. |
Ellen et al. (2000)Ellen, P. S., Mohr, L. A., & Webb, D. J. (2000). Charitable programs and the retailer: Do they mix? Journal of Retailing, 76(3), 393-406. http://dx.doi.org/10.1016/S0022-4359(00)00032-4. http://dx.doi.org/10.1016/S0022-4359(00)...
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Teoria da atribuição |
Consumidor |
Experiência de laboratório |
Em dois contextos de varejo: mercearias e lojas de materiais de construção, as avaliações dos consumidores foram mais favoráveis para as causas relacionadas a desastres em comparação com as causas em curso. |
Chernev (2001)Chernev, A. (2001). The impact of common features on consumer preferences: A case of confirmatory reasoning. The Journal of Consumer Research, 27(4), 475-488. http://dx.doi.org/10.1086/319622. http://dx.doi.org/10.1086/319622...
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Teoria da diferenciação-consolidação |
Consumidor |
Experiência de laboratório |
As preferências estabelecidas moderam o efeito de atributos comuns atraentes e não atraentes nas preferências do consumidor. |
Vaidyanathan e Aggarwal (2003)Vaidyanathan, R., & Aggarwal, P. (2003). Who is the fairest of them all? An attributional approach to price fairness perceptions. Journal of Business Research, 56(6), 453-463. http://dx.doi.org/10.1016/S0148-2963(01)00231-4. http://dx.doi.org/10.1016/S0148-2963(01)...
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Teoria da atribuição |
Consumidor e vendedor |
Experiência de laboratório |
Manipulação da responsabilidade do vendedor e aumentos de preços justificados pelo custo podem ser percebidos como menos justos. |
Rifon et al. (2004)Rifon, N. J., Choi, S. M., Trimble, C. S., & Li, H. (2004). Congruence effects in sponsorship: The mediating role of sponsor credibility and consumer attributions of sponsor motive. Journal of Advertising, 33(1), 30-42. http://dx.doi.org/10.1080/00913367.2004.10639151. http://dx.doi.org/10.1080/00913367.2004....
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Teoria da atribuição |
Consumidor |
Experiência de laboratório |
Um bom ajuste entre uma empresa e a causa afeta a credibilidade do patrocinador; no entanto, atitudes altruístas do patrocinador mediam essa relação. |
Wuyts et al. (2004)Wuyts, S., Stremersch, S., Van den Bulte, C., & Franses, P. H. (2004). Vertical marketing systems for complex products: A triadic perspective. JMR, Journal of Marketing Research, 41(4), 479-487. http://dx.doi.org/10.1509/jmkr.41.4.479.47015. http://dx.doi.org/10.1509/jmkr.41.4.479....
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Teoria das redes sociais |
Comprador e vendedor |
Pesquisa |
Evidência mista de que os compradores valorizam o acesso direto aos vendedores quando existem fortes laços entre o comércio e os vendedores. |
Yang e Raghubir (2005)Yang, S., & Raghubir, P. (2005). Can bottles speak volumes? The effect of package shape on how much to buy. Journal of Retailing, 81(4), 269-281. http://dx.doi.org/10.1016/j.jretai.2004.11.003. http://dx.doi.org/10.1016/j.jretai.2004....
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Empírico |
Consumidor |
Experiência de laboratório e dados do scanner |
Quanto mais alongado um contêiner, menor sua quantidade de compra. |
Miller e Kahn (2005)Miller, E. G., & Kahn, B. E. (2005). Shades of meaning: The effect of color and flavor names on consumer choice. The Journal of Consumer Research, 32(1), 86-92. http://dx.doi.org/10.1086/429602. http://dx.doi.org/10.1086/429602...
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Teoria da implicatura conversacional |
Consumidor |
Experiência de laboratório |
Os consumidores reagirão favoravelmente a nomes de cores ou sabores incomuns, porque esperam que as mensagens de marketing possam fornecer informações úteis. |
Carlson et al. (2006)Carlson, K. A., Meloy, M. G., & Russo, J. E. (2006). Leader-driven primacy: Using attribute order to affect consumer choice. The Journal of Consumer Research, 32(4), 513-518. http://dx.doi.org/10.1086/500481. http://dx.doi.org/10.1086/500481...
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Empírico |
Consumidor |
Experiência de laboratório |
As avaliações de atributos são tendenciosas devido à preferência de um líder instalado e a seleção excessiva resultante desse líder. |
Ersal et al. (2011)Ersal, I., Papalambros, P., Gonzalez, R., & Aitken, T. J. (2011). Modelling perceptions of craftsmanship in vehicle interior design. Journal of Engineering Design, 22(2), 129-144. http://dx.doi.org/10.1080/09544820903095219. http://dx.doi.org/10.1080/09544820903095...
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Empírico |
Consumidor e designer |
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Um designer não trabalha no mesmo nível de percepção dos atributos do produto observado pelos consumidores. |
Dubois et al. (2011)Dubois, D., Rucker, D. D., & Galinsky, A. D. (2011). Super size me: Product size as a signal of status. The Journal of Consumer Research, 38(6), 1047-1062. http://dx.doi.org/10.1086/661890. http://dx.doi.org/10.1086/661890...
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Tamanho como sinal de status |
Consumidor |
Experiência de laboratório |
Os consumidores viram as opções de alimentos em versão maior como tendo maior status e aprimoradas quando o consumo era público. |
Lange e Washburn (2012)Lange, D., & Washburn, N. T. (2012). Understanding attributions of corporate social Irresponsibility. Academy of Management Review, 37(2), 300-326. http://dx.doi.org/10.5465/amr.2010.0522. http://dx.doi.org/10.5465/amr.2010.0522...
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Teoria da atribuição |
Acionistas |
Conceitual |
As atribuições de irresponsabilidade originaram-se da avaliação subjetiva do observador da empresa. |
Massara et al. (2014)Massara, F., Porcheddu, D., & Melara, R. D. (2014). Asymmetric perception of sparse shelves in retail displays. Journal of Retailing, 90(3), 321-331. http://dx.doi.org/10.1016/j.jretai.2014.05.001. http://dx.doi.org/10.1016/j.jretai.2014....
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Viés espaciais no comportamento de compras |
Consumidor |
Experiência de laboratório |
Nos displays do varejo, o viés perceptivo do consumidor ao reconhecer prateleiras parcialmente estocadas é significativamente mais rápido e preciso em resposta às imagens apresentadas no campo esquerdo do que no visual direito. |
Falkowski et al. (2015)Falkowski, A., Olszewska, J., & Ulatowska, J. (2015). Are look-alikes confusing? The application of the DRM paradigm to test consumer confusion in counterfeit cases. Marketing Letters, 26(4), 461-471. http://dx.doi.org/10.1007/s11002-014-9279-0. http://dx.doi.org/10.1007/s11002-014-927...
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Paradigma Deese–Roediger–McDermott |
Consumidor |
Experiência de laboratório |
Marcas semelhantes foram falsamente reconhecidas em taxa mais alta do que as marcas originais. |
Pinar et al. (2016)Pinar, M., Girard, T., Trapp, P., & Eser, Z. (2016). Services branding triangle. International Journal of Bank Marketing, 34(4), 529-549. http://dx.doi.org/10.1108/IJBM-04-2015-0043. http://dx.doi.org/10.1108/IJBM-04-2015-0...
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Teoria das três promessas |
Clientes, gestores e pessoal de contato |
Pesquisa |
Lacunas das marcas entre as percepções de gestores, clientes e pessoal de contato. |
Benoit et al. (2017)Benoit, S., Baker, T. L., Bolton, R. N., Gruber, T., & Kandampully, J. (2017). A triadic framework for collaborative consumption (CC): Motives, activities and resources & capabilities of actors. Journal of Business Research, 79, 219-227. http://dx.doi.org/10.1016/j.jbusres.2017.05.004. http://dx.doi.org/10.1016/j.jbusres.2017...
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Abordagem de recursos |
Provedor de plataforma, prestador de serviços de pares e cliente |
Conceitual |
Apresenta uma estrutura explicando os papéis dos atores em três dimensões: motivos, atividades e recursos e capacidades. |
Kennedy (2017)Kennedy, E. (2017). I create, you create, we all create-for whom? Journal of Product and Brand Management, 26(1), 68-79. http://dx.doi.org/10.1108/JPBM-01-2016-1078. http://dx.doi.org/10.1108/JPBM-01-2016-1...
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Teoria da atribuição |
Consumidor |
Experiências de laboratório e online |
Uma postagem solicitando feedback do consumidor de uma marca pode aumentar o comprometimento da marca e a intenção de compra, em comparação com uma mensagem endossada por celebridades. |
Lin e Wang (2017)Lin, C. H., & Wang, J. W. (2017). Distortion of price discount perceptions through the left-digit effect. Marketing Letters, 28(1), 99-112. http://dx.doi.org/10.1007/s11002-015-9387-5. http://dx.doi.org/10.1007/s11002-015-938...
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Processo de cognição numérica |
Consumidor |
Experiência de laboratório |
Distorcendo a magnitude percebida do preço em direção ao dígito mais à esquerda. |
Moser et al. (2018)Moser, S., Schumann, J. H., von Wangenheim, F., Uhrich, F., & Frank, F. (2018). The Effect of a service provider’s competitive market position on churn among flat-rate customers. Journal of Service Research, 21(3), 319-335. http://dx.doi.org/10.1177/1094670517752458. http://dx.doi.org/10.1177/10946705177524...
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Teoria da atribuição |
Consumidor |
Experiência de laboratório e conjunto de dados |
O viés do preço fixo mostra que os consumidores escolherão preços fixos mesmo que uma tarifa de pagamento por uso seja mais barata. |
Grandi et al. (2020)Grandi, B., Cardinali, M. G., & Bellini, S. (2020). Health and self-control: promoting unconscious healthy food choices inside the store. International Journal of Retail & Distribution Management, 48(3), 229-243. https://doi.org/10.1108/IJRDM-11-2018-0252. https://doi.org/10.1108/IJRDM-11-2018-02...
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Necessidade de perspectiva de cognição |
Consumidor e varejista |
Experiência Online |
Estímulos de marketing na loja influenciam o comportamento de compra de produtos saudáveis em consumidores com baixo autocontrole. |