Resumo
Objetivo:
Este estudo tem como objetivo analisar a influência da concentração de controle acionário na divulgação social e ambiental de empresas brasileiras em suas Demonstrações Financeiras Anuais.
Metodologia:
Modelos econométricos foram estimados para uma amostra de 1.252 observações anuais de 252 empresas no período 2010-2014, sendo o disclosure socioambiental mensurado por meio de análise léxica realizada pela busca de 75 palavras e expressões-chave relacionadas à divulgação socioambiental.
Resultados:
Os achados mostram que o disclosure socioambiental das empresas brasileiras está positivamente correlacionado com sua concentração acionária. Adicionalmente, o fato de a empresa estar listada no ISE e de ser de um setor potencialmente agressivo ao meio ambiente também contribuem positivamente para um mais elevado grau de disclosure socioambiental.
Contribuições:
O estudo contribui para a pesquisa sobre divulgação socioambiental e sua associação com a estrutura de propriedade ao prover evidência em um mercado emergente caracterizado por alta concentração de propriedade.
Palavras-chave:
Disclosure socioambiental; Concentração acionária; Determinantes