Resumo
Objetivo:
Este estudo tenta construir uma estrutura integrada para discutir a influência de três tipos de inovações: a estratégica, de gestão e a tecnológica - na competitividade de empresas.
Metodologia:
Respostas pareadas de pesquisa foram coletadas de 303 empresas localizadas na China. Uma análise fatorial confirmatória foi implementada com o software SPSS AMOS para verificar a confiabilidade e a validade de todas as medidas através da modelagem estrutural de equações. Quatro hipóteses foram examinadas empiricamente com a Macro SPSS PROCESS em combinação com uma técnica de bootstrapping corrigida por viés para testar o modelo de mediação múltipla em cadeia que liga as inovações estratégica, de gestão e tecnológica à competitividade de empresas.
Resultados:
Embora as inovações estratégica, de gestão e tecnológica sejam realizadas em diferentes níveis organizacionais, elas formulam uma estrutura holística para melhorar conjuntamente a competitividade das empresas. A inovação estratégica fortalece a competitividade de empresas por três rotas paralelas, ou seja, através da inovação da gestão, da inovação tecnológica e do mecanismo de mediação em série das inovações tecnológicas e de gestão. Além disso, o efeito da mediação da inovação da gestão é significativamente mais forte que o da inovação tecnológica.
Contribuições:
Este estudo integra as inovações estratégica, de gestão e tecnológica ao processo de melhoria da competitividade de empresas para explicar suas influências conjuntas, desafiando o paradigma convencional de que diferentes tipos de inovações são investigados separadamente. Fluxo, troca e combinação de conhecimento entre domínios são realizados dentro do amplo construto da inovação.
Palavras-chave:
inovação estratégica; inovação de gestão; inovação tecnológica; competitividade de empresas; mediação múltipla em cadeia