Atitude ao uso do pagamento NFC |
AT1 |
O uso da tecnologia NFC para pagamento é uma boa ideia. |
Oh, Ahn, Kim (2003Oh, S., Ahn, J., & Kim, B. (2003). Adoption of broadband Internet in Korea: the role of experience in building attitudes. Journal of Information Technology, 18(4), 267-280.),Van der Heijden (2003Van Der Heijden, H. (2003). Factors influencing the usage of websites: The case of a generic portal in The Netherlands. Information & Management, 40(6), 541-549.), Yang e Yoo (2004Yang, H. D., & Yoo, Y. (2004). It’s all about attitude: revisiting the technology acceptance model. Decision Support Systems, 38(1), 19-31.), Schierz et al. (2010Schierz, P. G., Schilke, O., & Wirtz, B.W. (2010). Understanding consumer acceptance of mobile payment services: An empirical analysis. Electronic Commerce Research and Applications, 9(3), 209-216.) |
AT2 |
O uso da tecnologia NFC para pagamento é conveniente. |
AT3 |
O uso da tecnologia NFC para pagamento é benéfico. |
AT4 |
O uso da tecnologia NFC para pagamento interessante. |
Intenção de usar o pagamento NFC |
IU1 |
Se tenho a oportunidade, vou utilizar o pagamento móvel NFC para pagar com o celular. |
Davis (1989Davis, F. D. (1989). Perceived usefulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. MIS Quarterly, 13(3), 319-340.), Gefen, Karahanna e Straub (2003Gefen, D., Karahanna, E., & Straub, D.W. (2003). Trust y TAM in online shopping: An integrated Model. MIS Quarterly, 27(1), 51-90.), Venkatesh e Davis (2000Venkatesh, V., & Davis, F. D. (2000). A theoretical extension of the technology acceptance model: Four longitudinal field studies. Management Science, 46(2), 186-204.), Schierz et al. (2010Schierz, P. G., Schilke, O., & Wirtz, B.W. (2010). Understanding consumer acceptance of mobile payment services: An empirical analysis. Electronic Commerce Research and Applications, 9(3), 209-216.) |
IU2 |
É provável que eu utilize o pagamento móvel NFC em um futuro próximo. |
IU3 |
Estou disposto a utilizar o pagamento móvel NFC em um futuro próximo. |
IU4 |
Tenho a intenção de utilizar o pagamento móvel NFC quando surja a oportunidade. |
Utilidade percebida |
UP1 |
O pagamento móvel NFC é um modo útil de pagamento. |
Bhattacherjee (2001Bhattacherjee, A. (2001). An empirical analysis of the antecedents of electronic commerce service continuance. Decision Support Systems, 32(2), 201-214.), Fan, Kohli (2002Devaraj, S., Fan, M., & Kohli, R. (2002). Antecedents of B2C channel satisfaction and preference, Validating e-commerce metrics. Information Systems Research, 13(3), 316-333.), Van der Heijden (2003Van Der Heijden, H. (2003). Factors influencing the usage of websites: The case of a generic portal in The Netherlands. Information & Management, 40(6), 541-549.), Schierz et al. (2010Schierz, P. G., Schilke, O., & Wirtz, B.W. (2010). Understanding consumer acceptance of mobile payment services: An empirical analysis. Electronic Commerce Research and Applications, 9(3), 209-216.) |
UP2 |
O uso do pagamento móvel NFC faz com que a gestão dos pagamentos seja mais fácil. |
UP3 |
O pagamento móvel NFC permite um uso mais rápido das aplicações móveis (por ex.: compra de entradas, utilização de cupons móveis, etc.). |
UP4 |
Mediante o uso do pagamento móvel NFC, creio que minhas decisões como consumidor vão melhorar (por ex.: flexibilidade, velocidade, etc.). |
Facilidade de uso percebida |
FUP1 |
É fácil chegar a ser hábil no uso do pagamento móvel NFC. |
Bhattacherjee (2001Bhattacherjee, A. (2001). An empirical analysis of the antecedents of electronic commerce service continuance. Decision Support Systems, 32(2), 201-214.), Davis et al. (1989Davis, F. D., Bagozzi, R. P., & Warshaw, P. R. (1989). User acceptance of computer technology: A comparison of two theoretical models. Management Science, 35(8), 982-1003.), Taylor e Todd (1995Taylor, S., & Todd, P. A. (1995). Understanding information technology usage: A test of competing models. Information Systems Research, 6(2), 144-176.), Venkatesh e Davis (2000Venkatesh, V., & Davis, F. D. (2000). A theoretical extension of the technology acceptance model: Four longitudinal field studies. Management Science, 46(2), 186-204.), Schierz et al. (2010Schierz, P. G., Schilke, O., & Wirtz, B.W. (2010). Understanding consumer acceptance of mobile payment services: An empirical analysis. Electronic Commerce Research and Applications, 9(3), 209-216.) |
FUP2 |
A interação com a tecnologia NFC para pagamento é clara e compreensível. |
FUP3 |
Os passos necessários para utilizar o pagamento móvel NFC são fáceis de realizar. |
FUP4 |
É fácil de interagir com a tecnologia NFC de pagamento por celular. |
Segurança percebida |
SP1 |
O risco de que um terceiro não autorizado intervenha no processo de pagamento é baixo. |
Luarn e Lin (2005Luarn, P., & Lin, H. H. (2005). Toward an understanding of the behavioral intention to use mobile banking. Computer in Human Behavior, 21(6), 873-891.), Parasurama, Zeithaml e Malhotra (2005Parasuraman, A., Zeithaml, V. A., & Malhotra, A. (2005). E-S-QUAL: a multiple-item scale for assessing electronic service quality. Journal of Service Research, 7(3), 213-233.), Schierz et al. (2010Schierz, P. G., Schilke, O., & Wirtz, B.W. (2010). Understanding consumer acceptance of mobile payment services: An empirical analysis. Electronic Commerce Research and Applications, 9(3), 209-216.) |
SP2 |
O risco de uso fraudulento de informações utilizadas (por ex.: nomes dos stakeholders do negócio, o valor do pagamento, etc.) é baixo quando se utiliza o pagamento móvel NFC. |
SP3 |
O risco de uso fraudulento de informações de faturação (por ex.: número do cartão de crédito, dados de contas bancárias, etc.) é baixo quando se utiliza o pagamento móvel NFC. |
SP4 |
Eu gostaria que o pagamento móvel NFC fosse seguro para realizar minhas transações financeiras. |
Compatibilidade percebida |
CP1 |
O uso do pagamento NFC se ajusta bem ao meu estilo de vida. |
Moore e Benbasat (1991Moore, G. C., & Benbasat, I. (1991). Development of an instrument to measure the perceptions of adopting an information technology innovation. Information Systems Research, 2(3), 173-191.), Plouffe, Hulland e Vandenbosch (2001Plouffe, C. R., Hulland, J. & Vandenbosch, M. (2001). Research Report: Richness Versus Parsimony in Modeling Technology Adoption Decisions -Understanding Merchant Adoption of a Smart Card-Based Payment System. Information Systems Research, 12(2), 208-222.), Schierz et al. (2010Schierz, P. G., Schilke, O., & Wirtz, B.W. (2010). Understanding consumer acceptance of mobile payment services: An empirical analysis. Electronic Commerce Research and Applications, 9(3), 209-216.) |
CP2 |
O uso do pagamento NFC se encaixa bem com a maneira que gosto de comprar produtos e serviços. |
CP3 |
Eu preferiria usar o pagamento NFC ao invés de outras formas de pagamento (por ex.: dinheiro ou cartão de crédito). |
Normas Subjetivas |
NS1 |
As pessoas que são importantes para mim recomendariam o uso do pagamento NFC. |
Taylor e Todd (1995Taylor, S., & Todd, P. A. (1995). Understanding information technology usage: A test of competing models. Information Systems Research, 6(2), 144-176.), Venkatesh e Davis (2000Venkatesh, V., & Davis, F. D. (2000). A theoretical extension of the technology acceptance model: Four longitudinal field studies. Management Science, 46(2), 186-204.), Schierz et al. (2010Schierz, P. G., Schilke, O., & Wirtz, B.W. (2010). Understanding consumer acceptance of mobile payment services: An empirical analysis. Electronic Commerce Research and Applications, 9(3), 209-216.) |
NS2 |
As pessoas que são importantes para mim veem como benéfico o uso do pagamento NFC. |
NS3 |
As pessoas que são importantes para mim veem como uma boa ideia o uso do pagamento NFC. |
Mobilidade Individual |
MI1 |
Imagino-me tendo vários trabalhos de uma vez. |
Schierz et al. (2010Schierz, P. G., Schilke, O., & Wirtz, B.W. (2010). Understanding consumer acceptance of mobile payment services: An empirical analysis. Electronic Commerce Research and Applications, 9(3), 209-216.) |
MI2 |
Eu gostaria de ser capaz de me manter em contato em qualquer lugar que eu esteja. |
MI3 |
Eu gostaria de ser capaz de coordenar minhas tarefas diárias em qualquer lugar que eu esteja. |
MI4 |
Eu gostaria de ser capaz de coordenar minhas tarefas diárias seja a hora que for. |
Inovação pessoal em tecnologias da informação |
PIIT1 |
Quando tomo conhecimento de uma nova tecnologia da informação, gostaria de ver maneiras de experimentá-la. |
Agarwal e Prasad (1998Agarwal, R., & Prasad, J. (1998). A conceptual and operational definition of personal innovativeness in the domain of information technology. Information Systems Research, 9(2), 204-215.), Lu et al. (2005Lu, J., Yao, J., & Ye, C. S. (2005). Personal innovativeness, social influences and adoption of wireless internet services via mobile technology. The Journal of Strategic Information Systems, 14(3), 245-268.) |
PIIT2 |
Entre meus amigos, sou, em geral, um dos primeiros a explorar novas tecnologias da informação. |
PIIT3 |
Em geral, tenho aversão a provar novas tecnologias da informação. * |
PIIT4 |
Eu gosto de experimentar novas tecnologias da informação |