Resumo
Objetivo
O objetivo deste artigo é analisar as atividades que constituem as fases do processo de inovação social no contexto dos negócios de impacto social.
Referencial teórico
Foi utilizada a literatura sobre inovação social, negócios de impacto social e processo de inovação social. O modelo de Bhatt e Altinay (2013) foi utilizado como base para o estudo.
Metodologia
A partir de uma abordagem qualitativa de estudo de casos, foram investigados nove casos de negócios de impacto social geradores de inovação social no Brasil. Os dados foram coletados a partir de observação direta, documentos, dados visuais e entrevistas semiestruturadas, analisados a partir da técnica de análise de conteúdo.
Resultados
Os principais achados indicam a disposição de um processo complexo envolvendo inúmeras atividades em suas distintas fases (iniciação, desenvolvimento, reestruturação e dimensionamento), bem como uma importância do papel do empreendedor, considerado como um integrante de alta relevância no processo.
Implicações práticas e sociais da pesquisa
O estudo demonstra que o processo de inovação social é mais complexo do que a literatura vinha demonstrando. Os achados também podem contribuir com o campo prático, seja com empreendedores iniciantes que buscam estruturar seus negócios, seja com iniciativas mais avançadas que buscam dar escalabilidade a suas propostas.
Contribuições
Este estudo contribui com a literatura ao explorar as atividades que compõem o processo de inovação social e com a identificação de uma fase complementar no processo proposto por Bhatt e Altinay (2013).
Palavras-chave:
Inovação social; Processo de inovação social; Negócio de impacto social