RESUMO
Esta pesquisa teve o objetivo identificar variáveis antecedentes à impulsividade na compra e de verificar a relação entre a tendência à compra por impulso e os valores humanos. Para alcançar esse objetivo foi realizado um survey por meio de um perfil criado no Orkut, em que os estudantes foram convidados a participar da pesquisa respondendo a um questionário disponível on-line. Foram aplicados cinco instrumentos: 1) Escala de Atividade de Compra; 2) Escala de Circulação na Loja; 3) Escala de Valores Humanos básicos; 4) Questionário sócio-demográfico; e, 5) Questionário de hábitos de consumo. Participaram da pesquisa 154 estudantes (77 homens e 77 mulheres) regularmente matriculados na Universidade Federal da Paraíba, na faixa etária entre 18 a 25 anos (média=21; DP=2). Foi calculada a distribuição das frequências das variáveis sócio-demográficas e dos hábitos de consumo dos participantes; os Alfas de Cronbach para os fatores das escalas; e análise de regressão linear múltipla para cada bloco de questões como Variável Dependente (VD) tendo sempre a Impulsividade como Variável Independente (VI); As variáveis que apresentaram poder preditivo da compra impulsiva foram os valores “Prazer” e “Estabilidade Pessoal”, o Sistema de Valor “Existência”, a circulação na loja, a frequência do uso do cartão de crédito nas compras, o costume de freqüentar shopping centers, e variáveis sócio-demográficas como sexo, idade e renda familiar. Esta pesquisa contribuiu para a compreensão de aspectos que influenciam a compra por impulso, tema que é pouco estudado no Brasil.
Palavras chave:
Valores humanos; Impulsividade na compra; Hábitos de consumo; Jovens; Universitários