Acessibilidade / Reportar erro

Fatores Críticos de Sucesso para a Gestão do Conhecimento em uma Instituição de Educação Superior Privada

Critical Success Factors for Knowledge Management at a Private Higher Education School

Factores Críticos del Éxito para la Gestión del Conocimiento en uma Institución Privada de Educacíon Superior

RESUMO

Objetiva-se descrever e analisar como a representatividade do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) influencia os fatores críticos de sucessos (FCS) aplicados à gestão do conhecimento em uma Instituição de Educação Superior (IES) privada. Para isso, realizou-se um estudo de caso qualitativo em uma IES localizada no Paraná, tendo como referência os resultados do Enade de 2006. Os dados foram coletados por meio de triangulação e submetidos a análise temática de conteúdo. A análise dos dados indica que os resultados do Enade tiveram sua representatividade gradativamente ampliada ao longo dos anos na IES. Verificou-se que os seis FCS aplicados à IES tiveram influência no resultado obtido pela IES no Enade 2006, que foi considerado como positivo pela instituição. Dois FCS aplicados à IES destacaram-se, porém, em relação aos demais: políticas educacionais e avaliação institucional. Observou-se que o movimento de aproximação da entidade mantenedora em relação à entidade mantida acabou por influenciar e interferir na gestão universitária e, consequentemente, na gestão do conhecimento. Por fim, os dados permitiram caracterizar a gestão do conhecimento na IES, como ainda incipiente, indicando que “em casa de ferreiro, o espeto é de pau”.

Palavras-chave:
Gestão do conhecimento; Instituição de Educação Superior; Fatores críticos de sucesso aplicados à Instituição de Educação Superior

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br