RESUMO
Objetivo:
o objetivo deste trabalho é testar a validade do uso de níveis “bonus-malus” (BM) para classificar satisfatoriamente os segurados.
Método:
A fim de alcançar o objetivo proposto e mostrar a evidência empírica, um método de inteligência artificial, a teoria de Rough Set, foi aplicado.
Resultados:
A evidência empírica mostra que os fatores de risco comuns empregados pela companhia de seguros são boas variáveis explicativas para classificar políticas dos segurados. Além disso, a variável do nível de BM aumenta ligeiramente o poder explicativo dos fatores de risco a priori.
Implicações práticas:
Para aumentar a capacidade de previsão do nível de BM, questionários psicológicos poderiam ser usados para medir as características ocultas dos segurados.
Contribuições:
A principal contribuição é que a metodologia utilizada para realizar a pesquisa, teoria de Rough Set, não foi ainda aplicada a esse problema.
Palavras-chave:
companhia de seguros automobilísticos; fatores de risco; sistema de “bonus- malus”; teoria de Rough Set; inteligência artificial