Resumo
Objetivo
Este estudo tem como objetivo investigar o efeito das relações marca-consumidor na fidelidade à marca mediada pela criação de valor da marca e moderada pelas características da comunidade de marca no setor de hospitalidade.
Referencial teórico
Com base na teoria marca-consumidor, buscou-se entender melhor o comportamento do consumidor no setor hoteleiro, a fim de chegar a um quadro explicativo que possa diferenciar variáveis-chave para a permanência das marcas hoteleiras no mercado.
Metodologia
Os dados coletados de 250 consumidores de hotéis de 4 e 5 estrelas em Teerã foram analisados usando a abordagem de modelagem de equações estruturais (SEM).
Resultados
Com base nos resultados, a atitude da marca e a qualidade da relação com a marca afetaram significativamente a satisfação com a marca. Além disso, a criação de valor da marca teve um efeito significativo na fidelidade à marca. Ainda, as características da comunidade de marca moderaram significativamente as relações de “satisfação com a marca e criação de valor da marca” e “criação de valor da marca e fidelidade à marca”. A qualidade da relação com a marca afetou positivamente a criação de valor da marca por meio do papel mediador da satisfação com a marca.
Implicações práticas e sociais da pesquisa
Os resultados contribuem para o desenvolvimento da literatura existente sobre o setor hoteleiro e suas práticas, e oferece instruções adequadas para estudos futuros. Além disso, este estudo pode fornecer aos profissionais de marketing hoteleiro referências para a gestão de marketing.
Contribuições
Este estudo contribui para o avanço das pesquisas que envolvem o relacionamento marca-consumidor no setor hoteleiro.
Palavras-chave:
Marca; marca-consumidor; criação de valor da marca; fidelidade à marca; hotel