Resumo
Objetivo:
O perfume é um dos produtos experienciais mais desafiantes para venda online. Este artigo explora como as associações entre os sentidos olfativo e auditivo ajudam os consumidores a reconhecer as caraterísticas de um perfume na ausência do aroma real.
Metodologia:
Dada a escassez de contributos sobre a compra online de perfume, implementou-se uma abordagem qualitativa de natureza exploratória. Foram realizadas vinte e sete entrevistas em profundidade a indivíduos de três países com experiência anterior em compra online de perfumes.
Resultados:
Associações entre sons/vozes e tipos de aroma reconhecidos pelos entrevistados e o papel complementar destes sinais na compra online de perfume são os principais resultados deste estudo.
Contribuições:
Tanto vendedores como compradores online poderão beneficiar dos resutlados desta pesquisa. De facto, é provável que compradores online decidam quer considerar para compra quer ignorar um perfume desconhecido com base nos sinais aromáticos que são percebidos pelos sons, o que também pode servir de guia para vendedores online.
Palavras-chave:
Audição; comportamento do consumidor; olfato; compras online; perfume