Acessibilidade / Reportar erro

Pertencer a Redes Industriais: reduzindo os efeitos da distância psíquica na internacionalização da empresa

RESUMO

A perspectiva da teoria de redes sobre a internacionalização das empresas foi escolhida por diversos autores de negócios internacionais para sua pesquisa. As empresas estão cada vez mais envolvidas em operações internacionais e precisam aprender a se adaptar aos meios idiossincráticos que encontram nos mercados internacionais. Este artigo propõe um modelo conceptual que sugere que a integração em redes industriais aumenta a competitividade nos mercados internacionais. A integração em uma rede permite aceder a conhecimento e a um conjunto alargado de recursos físicos, técnicos, financeiros e de reputação que facilitam a adaptação às várias dimensões - econômica, política, legal, cultural - dos ambientes internacionais de negócios. A integração em redes sociais e de negócios pode facilitar a internacionalização ao reduzir a distância psíquica percebida das empresas.

Palavras-chave:
Redes; Teorias da internacionalização; Distância psíquica

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br