Acessibilidade / Reportar erro

Princípios globais de contabilidade gerencial: a relação entre as práticas gerenciais e o desempenho de empresas brasileiras

Resumo

Objetivo:

As mudanças econômicas relacionadas às estruturas organizacionais e aos novos modelos de negócios exigem um novo posicionamento da contabilidade gerencial, de modo que os Princípios Globais de Contabilidade Gerencial (PGCG), tomados como um guia de boas práticas, têm o papel de auxiliar as organizações a fornecerem melhores bases para o suporte a decisões. O objetivo desta pesquisa é analisar a relação dos PGCG com o desempenho das empresas brasileiras, tanto do ponto de vista operacional quanto econômico.

Metodologia:

A amostra final foi composta por 342 empresas listadas na B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), de 2010 a 2016. Para responder ao problema de pesquisa, a metodologia consistiu em construir um índice de cumprimento das recomendações propostas pelos PGCG, observando os impactos da boa gestão de práticas contábeis sobre o desempenho organizacional, estimado seguindo os aspectos operacionais e econômicos.

Resultados:

Percebeu-se que as práticas gerenciais adotadas afetam mais seu desempenho de mercado e a expectativa de crescimento futuro, demonstrando assim uma relação positiva, conforme pressupõe a proposta dos PGCG e a literatura sobre gestão, uma vez que as práticas gerenciais são rotinas incorporadas à identidade organizacional das empresas, refletindo melhores resultados de longo prazo.

Implicações práticas e sociais da pesquisa:

Diante dos resultados obtidos, o estudo contribui com a proposta trazida pela CGMA, reforçando o papel que a contabilidade gerencial desempenha na tomada de decisão das empresas, e como é uma peça relevante para o desempenho futuro das organizações. Além disso, contribui com o mercado ao destacar a apresentação de uma estrutura voltada especificamente às decisões de controladoria e gestão, para auxiliar na escolha de ferramentas que impactem positivamente em seus resultados.

Palavras-chave:
Princípios Globais de Contabilidade Gerencial; desempenho; desempenho organizacional; empresas brasileiras

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br