Acessibilidade / Reportar erro

Análise dos Fatores que Influenciam o Desempenho Acadêmico dos Alunos de Contabilidade por meio de Modelos Binários

RESUMO

Os países-membros da União Europeia, entre eles a Espanha, apresentam uma elevada taxa de abandono e/ou fracasso escolar, o que implica um aumento do custo unitário de um graduado e, consequentemente, da despesa pública destinada à educação universitária. Diante dessa situação, conhecer os fatores que determinam o desempenho acadêmico dos alunos nas disciplinas matriculadas permitiria aos administradores melhorar a qualidade docente e diminuir o custo em educação. Por isso, o propósito desta pesquisa é examinar o efeito que exercem os fatores demográficos, institucionais, econômicos e acadêmicos sobre o desempenho acadêmico dos alunos. O estudo desses fatores é realizado por meio do modelo de produtividade educativa de Walberg (1981) fundamentado na teoria de aprendizagem cognitiva. Para alcançar esse objetivo, dispõe-se de um banco de dados que integra informações referentes a 698 alunos matriculados durante o ano letivo 2009/2010 na disciplina de contabilidade financeira na UAB. Nesses dados são aplicados modelos de escolha binária. Os resultados revelam que a nota de acesso à universidade, o curso que o aluno está cursando, o gênero, as disciplinas anteriormente frequentadas, a permanência do professor na universidade e a faixa horária em que o estudante vai para a aula influenciam seu desempenho acadêmico. Tais resultados são congruentes com a evidência empírica prévia. A partir desses dados, foi possível propor várias recomendações a administradores e professores para melhorar a gestão na disciplina de contabilidade financeira.

Palavras-chave:
Desempenho acadêmico; Contabilidade; Modelo Logit; Modelo Probit

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br