Resumo
Objetivo:
O objetivo deste estudo é entender o impacto das características psicológicas e observáveis do CEO na cultura e nos silos organizacionais.
Metodologia:
Um questionário foi elaborado usando informações coletadas durante a fase de revisão de literatura e enviado por e-mail aos tomadores de decisão da empresa. Usando dados de pesquisa de 185 pequenas e médias empresas de dois setores: hospedagem e alimentos, bebidas e tabaco:, um modelo de equação estrutural foi aplicado para determinar se o modelo teórico poderia ser confirmado ou não, e a técnica de mínimos quadrados parciais foi usada para verificar se certos relacionamentos existem.
Resultados:
Foi encontrado suporte geral a um modelo teórico no qual traços de personalidade do CEO, particularmente a conscienciosidade, a abertura à experiência e a extroversão, influenciam a cultura e os silos organizacionais, e no qual variáveis observáveis como idade e tempo de gestão influenciam a capacidade da empresa de desenvolver competências de coordenação interna, inibindo assim o aparecimento de silos.
Contribuição:
A principal contribuição para o conhecimento reside na combinação de diferentes referenciais teóricos e na abordagem empírica utilizada para testar a importância das características do CEO nas organizações e na sua capacidade de desenvolver redes de cooperação.
Palavras-chave:
CEO; modelo Big Five; estrutura de valores concorrentes; cultura organizacional; silos