Resumo
Objetivo:
O estudo objetiva analisar como os diferentes modos pelos quais os membros organizacionais percebem e experimentam a valoração do conhecimento no contexto do trabalho impactam em sua consequente incorporação nas rotinas organizacionais.
Metodologia:
Foi utilizado o Método Fenomenográfico, conduzindo-se entrevistas semiestruturadas em profundidade com 22 profissionais de recursos humanos.
Resultados:
O contexto estrutural em que a organização se insere acaba por criar o contexto social e espacial que molda o padrão estruturante, estabelecendo a forma de pensar dos indivíduos acerca dos conhecimentos de valor e como agir para sua incorporação nas práticas e rotinas organizacionais.
Contribuições:
Identifica-se a relevância das configurações contemporâneas - cooperativas, híbridas e de cogestão social, de estrutura holacrática, de natureza empreendedora, colaborativa ou em redes de parcerias e de inovação - em benefício da aplicação e internalização do conhecimento dos indivíduos nas práticas e rotinas organizacionais.
Palavras-chave:
Valoração do conhecimento; conhecimento organizacional; rotinas organizacionais; fenomenografia