Acessibilidade / Reportar erro

Retorno esperado, fundamentos da firma e risco sistêmico agregado: uma análise para o mercado brasileiro a partir de um modelo contábil de avaliação

Resumo

Objetivo:

O presente artigo examina a capacidade do modelo contábil de avaliação de Lyle, Callen e Elliott (2013) para a previsão de retornos (custo de capital) no mercado de capitais brasileiro.

Metodologia:

Para o experimento, a capacidade do modelo de gerar retornos esperados (custo de capital), além de prever preços, foram utilizadas as regressões mensais de seção transversal de Fama-MacBeth (1973). A sensibilidade a diferentes fatores de risco, sobretudo a todo o risco econômico (sistemático), também foi testada a fim de prever retornos usando uma abordagem em dois estágios.

Resultados:

Os resultados mostraram que, mesmo em condições diferentes, o modelo contábil avaliado apresenta desempenho insatisfatório com dados de países emergentes, durante o período analisado. Além disso, a sensibilidade do retorno aos fatores de risco empregados não foi determinante para as previsões. Os resultados, entretanto, mostraram consistência na previsão de preços, sendo uma evidência condizente com o trabalho aplicado no mercado americano.

Contribuições:

Para o caso brasileiro, o modelo não foi bem-sucedido em capturar a dinâmica do retorno dos ativos, mostrando que o mercado de capitais em análise tem características próprias e requer uma metodologia que considere esse fato.

Palavras-chave:
Modelo contábil; retorno esperado; fatores de risco

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br