Acessibilidade / Reportar erro

Red flags na detecção de fraudes em cooperativas de crédito: percepção dos auditores internos

Resumo

Objetivo:

Os red flags são mecanismos que podem ser utilizados pelos auditores internos para antecipação na detecção de possíveis fraudes. Nesse contexto, o objetivo do estudo foi verificar a relevância que os auditores internos de cooperativas de crédito atribuem aos red flags na avaliação do risco de ocorrência de fraudes.

Metodologia:

Este artigo é caracterizado quanto aos objetivos como descritivo, quanto aos procedimentos como survey e a abordagem do problema de cunho quantitativo. A amostra é composta de 51 auditores internos que atuam nas Centrais de Cooperativas de Crédito localizadas na região Sul do Brasil.

Resultados:

Os resultados indicam que na avaliação dos riscos de ocorrência de fraudes, os auditores internos atribuem maior relevância para os red flags relacionados às atividades operacionais e aos procedimentos de controle interno. Além disso, sugere-se que os auditores internos não são imparciais sobre a percepção de relevância para maioria dos sinais de alerta da possibilidade de ocorrência de fraudes.

Contribuições:

Os achados contribuem demonstrando aos auditores internos a necessidade de maior atenção para o uso dos red flags como instrumento de trabalho na auditoria.

Palavras-chave:
Red flags; Fraudes; Auditor Interno; Cooperativas de Crédito

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, Av. da Liberdade, 532, 01.502-001 , São Paulo, SP, Brasil , (+55 11) 3272-2340 , (+55 11) 3272-2302, (+55 11) 3272-2302 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbgn@fecap.br