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Revista Brasileira de Gestão de Negócios, Volume: 13, Número: 39, Publicado: 2011
  • O Papel de Conveniência e da Norma Subjetiva na Intenção de Compra por meio da Internet (B2C): uma aplicação na indústria hoteleira Área Temática: Marketing

    Yusta, Alicia Izquierdo; Ruiz, María Pilar Martínez; Zarco, Ana Isabel Jiménez

    Resumo em Português:

    RESUMO Com o objetivo de investigar os fatores que incidem na aceitação pelo consumidor final de um novo canal de distribuição, o presente artigo avalia a importância da conveniência, da norma subjetiva, da utilidade e da facilidade de uso percebida na intenção da compra on-line por parte do consumidor. O estudo dessas variáveis é realizado no contexto dos fundamentos dos Modelos de Aceitação de Tecnologia - TAM e da Teoria do Comportamento Planejado, cuja base teórica é a Teoria da Ação Racional, a partir de um modelo de relações causais. Para alcançar tal objetivo foi realizada, na Espanha, uma pesquisa on-line com internautas, durante os meses de dezembro de 2007 a janeiro de 2008. O tamanho da amostra foi de 190 internautas. Para testar o modelo causal proposto pela pesquisa foi utilizado o método PLS, especialmente adequado para trabalhar com escalas formativas e para pesquisas de campo por TAM. Os resultados obtidos revelaram que conveniência constitui a influência mais importante sobre o uso da internet como canal de compra, bem como um dos fatores mais importantes que, somados às normas subjetivas, determinam as intenções de compra pela Internet. Esses resultados são coerentes com os encontrados em trabalhos realizados anteriormente em destacada literatura, revelando como a conveniência é o principal fator de motivação para as compras on-line. A partir destes dados foi possível propor diversas recomendações para melhorar a gestão comercial on-line para empresas do setor.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Con la finalidad de investigar los factores que inciden en la aceptación por parte del consumidor final de un nuevo canal de distribución, el presente artículo pretende evaluar la importancia que adquieren, la conveniencia, la norma subjetiva, la utilidad y la facilidad de uso percibida, en la intención de compra on-line por parte de este consumidor final. El estudio de estas variables se realizará de manera específica, en el contexto de los fundamentos teóricos del Modelo de Aceptación de la Tecnología y de la Teoría del Comportamiento Planificado -cuya base teórica es la Teoría de la Acción Razonada - , a partir de un modelo de relaciones causales. Para alcanzar este objetivo se realizó una encuesta on line con internautas de España, durante los meses de diciembre de 2007 y enero de 2008. El tamaño de la muestra final fue de 190 internautas, que después de considerar diversas etapas en el proceso de decisión de compra de una pernoctación hotelera, finalmente decidieron efectuar la reserva por un canal tradicional. Para contrastar el modelo causal propuesto en la investigación se utilizó la metodología PLS, especialmente adecuada para trabajar con escalas formativas, así como en las investigaciones realizas en el campo de TAM. Los resultados obtenidos demostraron de qué forma la conveniencia constituye el motivo más importante e influyente en el uso de la Internet como canal de compra, siendo también un factor importante junto con las normas subjetivas, para determinar las intenciones de compra por Internet. Estos resultados son coherentes con los encontrados en literatura relevante sobre trabajos realizados anteriormente, en ellos se demostraba que la conveniencia era el principal factor de motivación para las compras on line. A partir de estos datos ha sido posible proponer diversas recomendaciones para mejorar la gestión comercial on line de las empresas del sector.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT With the aim of studying those factors affecting the acceptance of a new distribution channel by the final consumer, we have analyzed the importance of acquiring by the convenience, subjective norm, usefulness and perceived ease of use on intention to buy on-line by the end user. The study of these variables was carried out specifically in the context of the Technology Acceptance Model and the Theory of Planned Behavior, whose theoretical basis is the Theory of Reasoned Action by causal model. For this we have conducted an on-line survey in Spain to a panel of Internet users during the months of December 2007 to January 2008. The final sample size was 190 Internet users. To test the causal model proposed in the research we used the PLS method, especially suitable for working with formative scales, as well as investigations in the field of TAM. The findings have revealed how convenience is the most important influence on the utility of using the Internet as a shopping channel, and one of the most important factors that, together with subjective norms, determines the purchase intentions through Internet. These findings are consistent with those found in previous researches in the relevant literature and had shown how convenience was the main motivating factor in online shopping. From these results it has been possible to propose several recommendations to improve online business management of enterprises in the sector.
  • Lista de Confiança do Visitante sobre a Lealdade ao Destino Turistico Área Temática: Marketing

    Barra, Cristobal; Torres-Moraga, Eduardo

    Resumo em Português:

    RESUMO O estudo da confiabilidade aos destinos turísticos não obteve o protagonismo esperado, considerando a importância do retorno do turista a uma localidade. Um dos fatores que poderia influenciar no aumento dessa lealdade é a confiança. Neste sentido, conhecer a relação desta variável com lealdade é de suma relevância. Sendo assim, o objetivo do referido estudo é analisar a relação confiança x lealdade, considerando um novo construto para confiança. Para tal construto, se propõe um modelo em que a lealdade está determinada pelo nível de confiança em: 1) nos atrativos turísticos; 2) nos serviços; e 3) na interação com pessoas do destino turístico. Após a aplicação de um questionário aos visitantes desses pontos turísticos, aplicou-se um modelo de equações estruturais, com uma prévia análise psciométrica e validação dos dados e das escalas de medição. Os resultados mostraram que a confiança tem uma influência direta na lealdade, principalmente em função das atrações turísticas e das interações com as pessoas que habitam o lugar.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El estudio de la lealtad a los destinos turísticos no ha tenido el protagonismo esperado, considerando la importancia de la repetición de visitas a un lugar. Uno de los factores que podría influir en el aumento de esta lealtad es la confianza. Así, conocer el papel que cumple esta variable sobre la lealtad es de gran relevancia. Desde este punto de vista, el estudio analiza la relación confianza-lealtad y considera una nueva configuración de la confianza. En concreto, se propone un modelo, en el que la lealtad está determinada por la confianza en a) los atractivos, b) los servicios y c) las personas del destino turístico. Después de aplicar un cuestionario a los visitantes de estos lugares turísticos, se comparó con un modelo propuesto por medio de ecuaciones estructurales, previo análisis psicométrico de todos los datos y de la validez de las escalas de medición. Los resultados muestran que la confianza tiene una influencia directa sobre la lealtad, centrada en los atractivos y las personas que habitan el lugar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The study about loyalty towards tourist destinations has not had the leading role expected, considering the importance of repeated visits to a specific place. One of the factors that could increase this sense of loyalty is trust; being so, knowing the role of this variable in loyalty takes on huge relevance. From this point of view, the present study analyses the existing relationship between trust and loyalty considering a new configuration of trust. Specifically, a model is proposed where loyalty is determined by the level of trust 1) in the tourist attractions, 2) its services and 3) people you may interact with in the spot. After applying a questionnaire to visitors from different tourist spots, a proposed model was contrasted with structural equations modeling, previously analyzing the psychometric and validity data contained in the measuring scales. The results show that trust has a direct influence on loyalty, mainly based on the attractions and the people who live there.
  • A Relação entre o Risco e as Práticas de Governança Corporativa Diferenciada no Mercado Brasileiro de Ações: uma abordagem sob a égide da teoria dos portfólios de Markowitz Área Temática: Finanças E Economia

    Silva, Rhoger Fellipe Marinho da; Carmona, Charles Ulises De Montreuil; Lagioia, Umbelina Cravo Teixeira

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo objetivou analisar se há uma relação entre o risco de uma carteira, considerada suficientemente diversificada no mercado brasileiro de ações, composta pelas empresas classificadas no IGC, em comparação à Carteira de Mercado. Para tanto, utilizou-se preliminarmente do proceder metodológico de pesquisa bibliográfico-documental de caráter exploratório e, posteriormente, do levantamento das carteiras teóricas do índice de ações com governança corporativa diferenciada da BM&FBOVESPA válidas para o primeiro, segundo e terceiro quadrimestres de 2009. E, com o auxílio da planilha eletrônica Excel, utilizando-se do modelo de Markowitz (1952) e da metodologia desenvolvida por Gonçalves Junior, Pamplona e Montevechi (2002), buscou-se encontrar as carteiras de variância mínima para cada quadrimestre, a fim de testar a hipótese de que há uma relação entre o risco dessas carteiras, consideradas suficientemente diversificadas no mercado brasileiro de ações (de acordo com os achados de Sanvicente e Bellato, 2004), compostas por empresas classificadas no IGC. Assim, os resultados indicaram que tais carteiras compostas pelos ativos do IGC, são superiores à carteira de mercado, uma vez que teriam seus riscos representados por cerca de 34%, 32% e 21% do risco do IBOVESPA de seu período correspondente, em níveis de retorno idênticos, ou seja, por meio da teoria de diversificação é possível obter uma relação inversa entre o risco e as boas práticas de governança corporativa. Adicionalmente, a carteira selecionada IGC domina a carteira do IGC e do IBOVESPA, respectivamente, utilizando-se o coeficiente de variação, ou seja, possui o menor risco contido por cada retorno adicional.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este estudio tuvo por finalidad analizar si existe una relación entre el riesgo de una cartera, considerada suficientemente diversificada en el mercado brasileño de acciones e integrada por empresas clasificadas en el IGC, y el de la Cartera de Mercado. Para ello se utilizó preliminarmente un modelo metodológico de investigación bibliográfica documental de carácter exploratorio y posteriormente un análisis de las carteras teóricas del índice de acciones con gobernanza corporativa diferenciada de BM&FBOVESPA válidas para el cada uno de los cuatrimestres de 2009. Con la ayuda de la planilla electrónica Excel, utilizando el modelo de Markowitz (1952) y la metodología desarrollada por Gonçalves Jr, Pamplona y Montevechi (2002), se buscó encontrar las carteras de mínima varianza para cada cuatrimestre, con la finalidad de probar la hipótesis de que existe una relación entre el riesgo de estas carteras, consideradas suficientemente diversificadas en el mercado brasileño de acciones (de acuerdo con los resultados de Sanvicente y Bellato, 2004) e integradas por empresas clasificadas en el IGC. Los resultados indicaron que estas carteras compuestas por los activos del IGC, son superiores a la cartera de mercado, ya que tendrían sus riesgos representados por cerca del 34%, 32% y 21% del riesgo del IBOVESPA de su período correspondiente, con grados de retorno idénticos, o sea, por medio de la teoría de diversificación es posible obtener una relación inversa entre el riesgo y las buenas prácticas de gobernanza corporativa. Además, la cartera seleccionada IGC domina la cartera del IGC y del IBOVESPA, respectivamente, al utilizarse el coeficiente de variación, o sea, tiene el menor riesgo contenido en cada retorno adicional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study examines whether there is a relationship between the risk of a portfolio that would be sufficiently diversified in the Brazilian stock market, made by companies classified in the IGC, in comparison with the Market Portfolio. For this purpose, a preliminary proceeding of the methodological research literature, documentary exploratory and subsequent research of the theoretical portfolio of the index shares differentiated corporate governance of BM&FBOVESPA valid for first, second and third quarters of 2009. Therefore, with the aid of the electronic spreadsheet Excel, being used with the model of Markowitz (1952) and of the methodology developed by Gonçalves Jr, Pamplona and Montevechi (2002), we have attempted to find the minimum variance portfolios for each quarter in order to test the hypothesis that there is a relationship between the risk of these portfolios, considered sufficiently diversified in the Brazilian stock market (according to the findings of Sanvicente and Bellato, 2004), composed by companies classified in the IGC. The results have indicated that these portfolios for the assets of IGC, are higher than the market portfolio, since they would have their risks represented by about 34%, 32% and 21% of risk IBOVESPA in its corresponding period in identical levels of return. Through the theory of diversification is possible to obtain an inverse relationship between risk and good corporate governance practices. Additionally, the IGC selected portfolio dominates the portfolio of the IGC and the Bovespa index, respectively, using the coefficient of variation, it has the lowest risk contained for each additional return.
  • Atributos do Serviço de Transporte no Relacionamento Indústria-Varejo Área Temática: Estratégia E Comportamento Organizacional

    Martins, Ricardo Silveira; Xavier, Wescley Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO No segmento da distribuição, as atividades logísticas são mais facilmente percebidas como geradoras de valor. Dentre elas, o transporte tem grande evidência. Assim, o objetivo do presente estudo foi analisar a gestão do transporte pelas empresas industriais para o atendimento ao varejo. A motivação dos estudos está nas evidências da literatura de que há diferenças na forma de gestão do transporte, em termos de atributos do serviço, conforme o cliente, bem como quanto ao formato da demanda por serviços de transporte e suas especificidades para atendimento a segmentos das cadeias de suprimentos. No universo de 400 empresas industriais instaladas no estado de Minas Gerais, foram selecionadas 101 que tinham o varejo como responsáveis por mais de 60% de suas vendas, as quais foram feitas análises quanto aos construtos desejados e avaliação de atributo. Em linhas gerais, os embarcadores industriais parecem minimizar a importância da logística para o atendimento ao varejo, atribuindo ao transporte funções meramente operacionais, isto é, não estratégicas. Ou seja, deixam de agregar o valor da logística aos seus produtos e serviços. Os resultados remeteram às determinadas questões gerenciais relevantes, tais como a relação entre atendimento de pedidos e problemas de processos internos às empresas, formação dos canais de distribuição, redes logísticas e decisão quanto a internalizar/terceirizar serviços da logística.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN En el segmento de la distribución, las actividades logísticas se perciben más fácilmente como generadoras de valor. Entre ellas, el transporte tiene gran significado. Así, este estudio tuvo por objetivo analizar la gestión del transporte en las empresas industriales que trabajan con ventas al por menor. La motivación de los estudios se debe a que, en la literatura hay evidencias de que, la forma de gestionar el transporte en términos de atributos del servicio es diferente según el cliente; como también en lo referente al formato de la demanda de servicios de transporte y sus especificidades para atender segmentos de la cadena de suministro. Entre 400 empresas industriales instaladas en el estado de Minas Gerais, se seleccionaron 101, cuyas ventas al por menor correspondían a más del 60% de las ventas, se realizaron análisis de los constructos deseados y evaluación de atributo. En general, los embarcadores industriales parecen minimizar la importancia de la logística en los servicios al por menor y atribuyen al transporte funciones meramente operacionales, o sea, no estratégicas. Por lo tanto, dejan de agregar el valor de la logística a sus productos y servicios. Los resultados condujeron a determinadas cuestiones relevantes de gestión como, la relación entre la atención de los pedidos y problemas de procesos internos en las empresas, la formación de canales de distribución, las redes logísticas y la decisión de subcontratar servicios de logística.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In distribution segment, logistics activities are more easily perceived as value generating. Among them, the transportation it is highlighted. This study evaluated the shippers’ transportation management in retail service. The motivation of the study is the evidence from the literature that there are differences in management of transport, in terms of attributes of service, according to the client, as well as the format of the demand for transport services and to meet their segments of the supply chains. In the universe of 400 manufacturing companies located in the state of Minas Gerais, 101 were selected as they had a retail account for more than 60% of their sales, which was analyzed as to the desired constructs and attributed evaluation. In general, industrial shippers seem to minimize the importance of logistics in the retail service, giving the transport merely operational functions and not strategic ones. They fail to aggregate the value of logistics to their products and services. The results forwarded to specific management issues relevant such as the relationship between orders fulfillment and problems of internal processes, structure of distribution channels, logistics networks and decisions about to internalizing/outsourcing logistics services.
  • Mercado Interno de Trabalho como Fator de Sucesso na Carreira, Percebido por um Engenheiro Área Temática: Gestão De Pessoas E Do Capital Intelectual

    Heredia, Alberto Ismael Bejarano; Machuca, Kety Jauregui

    Resumo em Português:

    RESUMO Pelo fenômeno da crise global nos setores financeiro e de energia, e pelo surgimento de novas tecnologias, as empresas consideram que seu sucesso ou fracasso depende da capacidade de responder rapidamente às oportunidades em seu ambiente competitivo. Esta competitividade é encontrada principalmente na capacidade de seus profissionais técnicos. Por outro lado, a carreira é caracterizada como protéana, sem fronteiras e dirigida principalmente pelo indivíduo. Diante desse cenário, as organizações devem organizar um mercado interno de trabalho para atrair, desenvolver e reter talentos. O objetivo desta pesquisa é estudar o incidência do mercado interno de trabalho e o sucesso profissional subjetivo percebido pelos engenheiros nas organizações. Para o estudo foi realizada uma pesquisa via e-mail para 1.135 graduados com uma taxa de resposta de 89,07%. Equações estruturais foram então aplicadas para identificar relacionamentos. Os resultados mostram uma relação positiva entre o mercado interno de trabalho e sucesso profissional subjetivo percebido por engenheiros que trabalham na organização. As conclusões do estudo podem ajudar os engenheiros e as empresas a dirigir a carreira dos trabalhadores do conhecimento para que alcancem a felicidade e as empresas possam contar com engenheiros dinâmicos e proativos. Ao mesmo tempo, instituições de ensino com programas de engenharia terão melhor compreensão da carreira de engenheiro, e poderão usar esse conhecimento para avaliar a eficácia de seus programas educativos.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Ante el fenómeno de la crisis global, tanto en el sector financiero como en el energético y la irrupción de tecnologías emergentes, las empresas consideran que su éxito o fracaso depende de la capacidad de responder con agilidad a las oportunidades en su entorno competitivo. Esta capacidad competitiva radica especialmente en la capacidad de sus profesionales técnicos. Por otro lado, la carrera actual se caracteriza por ser proteica, sin fronteras y dirigida principalmente por el individuo. Ante este panorama las organizaciones deben organizar un mercado interno de trabajo capaz de atraer, desarrollar y retener talentos. Esta investigación tiene el propósito de estudiar la incidencia del mercado laboral interno y el éxito subjetivo de carrera percibido por los ingenieros en esta organización. Para el estudio se aplicó una encuesta, por correo electrónico, a 1135 graduados y el nivel de respuesta fue del 89.07%. Luego se aplicaron ecuaciones estructurales para identificar las relaciones existentes. Los resultados muestran una relación positiva entre el mercado interno de trabajo y el éxito subjetivo de carrera percibido por los ingenieros que trabajan en la organización. Las conclusiones del estudio pueden ayudar a los ingenieros y a las empresas a conducir las carreras de los trabajadores del conocimiento de forma que alcancen la felicidad y las empresas puedan contar con ingenieros más dinámicos y proactivos. Igualmente los institutos de educación con programas de ingeniería pueden entender mejor cómo se desarrolla la carrera de un ingeniero y usar este conocimiento para reexaminar la efectividad de sus programas de formación.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The phenomenon of the global crisis in both the financial energy sectors as well as the emergence of new technologies companies consider their success or failure depending on the ability to respond quickly to opportunities in their competitive environment. This competitiveness is found especially in the capacity of their technical professionals. On the other hand career is characterized as protean, boundaryless and directed mainly by the individual. Given this scenario, organizations should organize an internal labor market to attract, develop and retain talent. The purpose of this research is to study the impact of internal labour market and subjective career success perceived by engineers in organizations. For the study a survey was conducted via email to 1135 graduates with a response rate of 89.07%. Structural equations were then applied to identify relationships. The results show a positive relationship between internal labour market and subjective career success perceived by engineers working in the organization. The conclusions of the study can help engineers and companies to drive the careers of these knowledge workers as a way to help them to be happier and help their companies to have more dynamic and proactive engineers. At the same time, educational institutions with engineering programs will gain a better understanding of an engineer’s career, and will be able to use this knowledge to review the effectiveness of their educational programs
  • Ensino Superior em Administração e Percepção da Qualidade de Serviços: uma aplicação da escala SERVQUAL Área Temática: Ensino E Pesquisa Em Administração E Contabilidade

    Lourenço, Cléria Donizete da Silva; Knop, Marcelo Ferreira Trezza

    Resumo em Português:

    RESUMO O estabelecimento de instrumentos de avaliação institucional, aptos a reconhecer a percepção discente, são de fundamental importância para a adequada prestação de serviços educacionais. Partindo desse princípio, o presente trabalho tem por objetivo verificar, por meio da escala SERVQUAL, a percepção de qualidade dos estudantes de Administração em uma IES particular do Sul de Minas Gerais. Para tanto, foi feita uma pesquisa de natureza descritiva. Os dados foram coletados por meio do questionário SERVQUAL adaptado à avaliação educacional. O universo de pesquisa correspondeu aos alunos do último período do curso de Administração. Estes foram selecionados devido à longevidade de seu contato com o curso e com a instituição. A análise de dados envolveu técnicas descritivas (distribuição de frequências) e multivariadas (análise de conglomerados e discriminante). Em seus resultados o trabalho pôde identificar variáveis bem avaliadas e, também, estruturas, processos e condutas que devem ser aperfeiçoadas. O emprego de técnicas estatísticas permitiu a identificação de dois grupos (denominados de “mais exigentes” e “menos exigentes”) e os atributos responsáveis pelos dissensos, que servirão de parâmetro para a priorização de processos de melhoria. Toda organização possui clientes com diferentes expectativas de qualidade. As instituições de ensino superior não fogem a essa regra. Assim, somente a identificação de atributos-chave para a percepção da qualidade e sua criteriosa análise é que podem dar início a processos efetivos de melhoria.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Disponer de instrumentos de evaluación institucional, capaces de reconocer la percepción discente, es de fundamental importancia para la adecuada prestación de servicios educativos. A partir de este principio, este trabajo tiene como objetivo verificar, por medio de la escala SERVQUAL, la percepción de la calidad por parte de los estudiantes de Administración, en una IES privada del sur de Minas Gerais. Para ello, se realizó una investigación descriptiva. Los datos fueron recolectados por medio del cuestionario SERVQUAL adaptado a la evaluación educativa. Alumnos del último período del curso de Administración conformaron el universo de la investigación. La selección de los alumnos se realizó por el prolongado tiempo de contacto con el curso y con la institución. El análisis de los datos incluyó técnicas descriptivas (distribución de frecuencias) y multivariables (análisis de conglomerados y discriminante). En los resultados del trabajo se pudieron identificar variables bien evaluadas, y también estructuras, procesos y procedimientos que deben ser mejorados. El uso de técnicas estadísticas permitió identificar dos grupos (denominados: "más exigentes" y "menos exigentes") y los atributos responsables por las disensiones, que servirán de parámetro para dar prioridad a los procesos de mejora. Toda organización tiene clientes con expectativas diferentes de calidad. Las instituciones de educación superior no escapan a esta regla. Por lo tanto, sólo la identificación de los atributos clave para la percepción de la calidad y su meticuloso análisis pueden iniciar procesos efectivos de mejora.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The institutional evaluation instruments establishment, able to recognize the student perception, has its role of fundamental importance for the adequate educational services offer. From this principle, this paper aims to verify, through the SERVQUAL, the perceived quality of the administration students in a private school in the South of Minas Gerais. We have performed a descriptive research. Data were collected through the SERVQUAL questionnaire adapted to educational evaluation. The research base corresponded to the students last period of the Administration course. They were selected because of the longevity of their contact with the course and institution. Data analysis involved descriptive techniques (frequency distribution) and multivariate (cluster analysis and discriminating). In its results the work could identify well evaluated variables, also structures, processes and behaviors that must be perfected. The use of statistical techniques allowed the identification of two groups (called "more demanding" and "less demanding") and the attributes responsible for dissent, which serves as a parameter for prioritizing improvement processes. All organization possesses customers with different quality expectations. The higher education institutions are no exception for this rule. Thus, only the identification of key attributes for the perception of the quality and its careful they can initiate analysis an effective processes of improvement.
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