Acessibilidade / Reportar erro

A Placenta da Gestante Diabética

Resumo de Tese

A Placenta da Gestante Diabética

Tese de Doutorado. Curso de Pós-Graduação em Ginecologia e Obstetrícia, Área de Concentração em Obstetrícia. Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Botucatu ¾ UNESP.

Apresentada em 03/09/98.

Autor: César Pereira Lima

Orientador: Profa. Dra. Marilza Vieira Cunha Rudge

Justificativa: A pesquisa da histopatologia placentária de diabéticas e de intolerantes a hidratos de carbono (HC), proteínas e lipídios (grupo IB de Rudge) é importante para entender as taxas de mortalidade perinatal.

Objetivo geral: Analisar a influência da classificação clínica de White e da classificação diagnóstica de Rudge sobre as alterações histopatológicas das placentas.

Material e métodos: Amostras de 131 placentas de gestantes, atendidas no Hospital das Clínicas de Botucatu (1991 a 1996): seis do grupo IA, 34 do grupo IB, oito do grupo IIA, que correspondem às diabéticas gestacionais da classe A (White) e 83 do grupo IIB, que correspondem às diabéticas, gestacionais e clínicas, das classes A à FRH. A qualidade do controle glicêmico foi analisada pela média glicêmica da gestação, com limite de 120 mg/dl. A idade da gestação foi individualizada em termo e pré-termo.

Conclusões: As 22 alterações histopatológicas de placentas de gestantes diabéticas foram semelhantes àquelas das não diabéticas e, independeram da classificação clínica de White. Essas alterações não se relacionaram com a idade gestacional ao nascimento e com a qualidade do controle glicêmico materno. As placentas das diabéticas do grupo IIB apresentaram os 22 tipos de alterações histopatológicas analisadas, sendo 21 no pré-termo. As placentas das diabéticas do grupo IIA apresentaram nove tipos de alterações com aumento significativo de dismaturidade, baixo índice de calcificação e ausência de nós sinciciais. As placentas das gestantes grupo IB apresentaram 17 tipos de alterações com aumento significativo de nós sinciciais e endarterite.

Palavras-chaves: Complicações da gravidez. Diabetes mellitus na gestação. Placenta, mortalidade perinatal.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Abr 2007
  • Data do Fascículo
    Dez 1998
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br