Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação do efeito da aspirina em baixa dose na prevenção do parto prematuro em mulheres com história de parto prematuro espontâneo

Resumo

Objetivo

Atualmente, os distúrbios vasculares uteroplacentários são considerados um dos principais mecanismos de parto prematuro espontâneo (PTD). A aspirina em baixa dose é usada para prevenir a pré-eclâmpsia, que tem um mecanismo semelhante; portanto, o presente estudo teve como objetivo investigar o efeito da aspirina em baixa dosagem na prevenção de PTD em mulheres com história de PTD espontâneo.

Métodos

O presente ensaio clínico piloto randomizado foi realizado em 54 gestantes do grupo aspirina (tomando 80 mg diários até a 36ª semana e tratamento clássico) e 53 pacientes do grupo controle (somente tratamento clássico).

Resultados

Quarenta e três pacientes (40%) apresentaram-se antes de 37 semanas devido a sintomas de PTL. O parto prematuro (< 37 semanas) ocorreu em 28 pacientes (26%) e não houve diferença significativa entre os grupos aspirina e controle (10 pacientes [19%] e 18 pacientes [34%], respectivamente; p = 0,069). O tempo de parto prematuro foi precoce (< 34 semanas) em 6 pacientes (21%) e sua causa foi trabalho de parto espontâneo em 23 pacientes (82%) que não foi significativamente diferente entre os dois grupos (p > 0,05). Das 40 pacientes com trabalho de parto espontâneo, 25 pacientes (63%) tiveram PTD, que foi significativamente menor no grupo aspirina do que no grupo controle (9 pacientes [45%] versus 16 pacientes [80%], respectivamente; p = 0,022).

Conclusão

Os achados do presente estudo demonstraram que, apesar da redução na incidência de DPT com o uso de aspirina em baixa dosagem, a taxa de redução não foi estatisticamente significativa. Por outro lado, em pacientes com trabalho de parto espontâneo propensas a PTD, a aspirina foi eficaz na redução da incidência de PTD.

Palavras-chave
PTL espontâneo; PTD; ruptura prematura da membrana; aspirina em baixa dosagem

Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br