RESUMO DE TESE
Efeito do tamoxifeno e do raloxifeno na atividade proliferativa do epitélio mamário humano (Estudo TRAM)
Effect of tamoxifen and raloxifen on the proliferative activity of human mammary epithelium (TRAM study)
Autora: Miliana Tostes Lucato
Orientadora: Profa.Dra. Marise Amaral Rebouças Moreira
Dissertação de Mestrado em Ciências da Saúde, apresentada ao Programa de Pós-Graduação do Convênio Centro-Oeste (UnB, UFG, UFMS), em 7 de outubro de 2005
OBJETIVOS: comparar o efeito do tamoxifeno com o do raloxifeno na atividade proliferativa do tecido mamário normal, através da imuno-expressão do Ki-67/MIB-1, um marcador de proliferação celular.
PACIENTES E MÉTODOS: participaram do estudo 48 mulheres do Programa de Mastologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, com nódulo benigno de mama, no período de novembro de 2002 a outubro de 2004. Essas mulheres foram randomizadas para usar tamoxifeno ou raloxifeno durante 22 dias, e após o uso da medicação, foram submetidas à cirurgia, sendo retirado um fragmento de um centímetro de mama normal para o estudo da imuno-expressão do Ki-67. Para isso, foi quantificada a freqüência de células imunomarcadas para o Ki-67/MIB-1 em mil células epiteliais.
RESULTADOS: as médias percentuais da relação entre células imunomarcadas e não marcadas foram 2,02 (± 1,09) e 3,13 (± 3,23) para os grupos do tamoxifeno e raloxifeno, respectivamente. Foi realizado o teste t e observou-se que não houve diferença estatisticamente significativa entre os dois grupos: tamoxifeno (n = 16) e raloxifeno (n = 14) em relação a imuno-expressão do Ki-67 (p = 0,205).
CONCLUSÃO: neste trabalho, observamos que não houve diferença entre o tamoxifeno e o raloxifeno no potencial de redução da atividade proliferativa do epitélio mamário normal, avaliada pelo Ki-67/MIB-1.
Palavras-chave: Epitélio mamário; Mama; Tamoxifeno; Raloxifeno, Ki-67; Proliferação celular
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
13 Abr 2006 -
Data do Fascículo
Dez 2005