Acessibilidade / Reportar erro

Mastectomia preservadora de mamilo para pacientes com recidiva de câncer de mama: Uma série de casos de pacientes brasileiras

Resumo

Objetivo

Há poucos estudos sobre a segurança de se realizar adenomastectomia (nipple-sparing mastectomy, NSM, em inglês) para tratamento de recidiva local. O objetivo deste estudo foi avaliar os resultados de pacientes com indicação para mastectomia que optaram por se submeter a NSM para o tratamento de recorrência local.

Métodos

Foram analisadas 24 pacientes submetidas a NSM para tratamento de recidiva local após tratamento conservador entre janeiro de 2001 e dezembro de 2018.

Resultados

As pacientes foramacompanhadas por um períodomédio de 132meses a partir da primeira cirurgia. Após a NSM, 5 (20,8%) pacientes foram diagnosticadas com recorrência local, e apenas 1 paciente foi a óbito. As pacientes apresentaram 4,8% de necrose parcial e 2,4% de necrose total do mamilo.

Conclusão

Em um longo período de acompanhamento desde a primeira cirurgia, foram observadas baixas taxas de complicação pós-operatória e boa sobrevida, porém, associadas comuma alta taxa de recorrência local em pacientes submetidas a NSM para tratamento de recidiva local após cirurgia conservadora. Neste estudo, demonstrou-se que a NSM pode ser considerada uma opção cirúrgica para pacientes que não querem se submeter a mastectomia total.

Palavras-chave:
neoplasias da mama; mastectomia subcutânea; mastectomia segmental

Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br