Acessibilidade / Reportar erro

Comportamento do comprimento do colo uterino em gestações normais avaliado pela ultra-sonografia transvaginal

Resumo de Tese

Comportamento do Comprimento do Colo Uterino em Gestações Normais Avaliado pela Ultra-sonografia Transvaginal

Aluno: Reginaldo Antonio de Oliveira Freitas Júnior

Orientador: Prof. Dr. Francisco Mauad Filho

Dissertação para obtenção do título de Mestre apresentada ao Departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, em 16/7/2001.

Objetivo: construir uma curva de normalidade do comprimento cervical uterino avaliado por meio da ultra-sonografia transvaginal, ao longo da gestação, estabelecendo parâmetros para comparação frente a gestações patológicas, sobretudo às implicadas em maior risco para o parto pré-termo.

Métodos: foi realizado um estudo prospectivo, longitudinal, no qual 82 gestantes hígidas foram acompanhadas desde o início da gestação, das quais 49 mantiveram o seguimento até o parto, sendo examinadas a cada intervalo de quatro semanas e agrupadas conforme a paridade, em nulíparas ou não-nulíparas.

Resultados: as médias de comprimento do colo uterino, bem como os percentis 5, 10, 25, 50, 75, 90 e 95, em função da idade gestacional, não diferiram significativamente entre os grupos estudados (p>0.05). O comprimento cervical uterino diminui progressivamente ao longo da gestação normal, sendo esse encurtamento significativo após a 20a semana de gravidez e mais expressivo após a 28a semana gestacional (p<0.05).

Conclusões: o padrão de comportamento do comprimento cervical uterino parece não diferir entre nulíparas e mulheres com um ou mais partos anteriores. Os valores numéricos da curva de normalidade do comprimento cervical uterino, em função da idade gestacional, refletem a variabilidade perante as características peculiares à amostra estudada, devendo, portanto, serem valorizados os parâmetros estabelecidos para a nossa população.

Palavras-chave: Comprimento do colo. Gravidez normal. Ultra-sonografia transvaginal. Prematuridade. Colo. do útero.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Nov 2002
  • Data do Fascículo
    Ago 2002
Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br