Acessibilidade / Reportar erro

Perfil reprodutivo associado aos diferentes genótipos da doença falciforme

Resumo

Objetivo

Descrever as variáveis reprodutivas em diferentes genótipos da doença falciforme (DF) e a influência dos métodos contraceptivos na frequência das crises álgicas em mulheres com homozigose da hemoglobina S (HbSS).

Métodos

Estudo de corte transversal realizado entre setembro de 2015 e abril de 2016 com 158 mulheres com DF atendidas em um centro de hematologia no Nordeste do Brasil. As variáveis reprodutivas dos diferentes genótipos da DF foram avaliadas utilizando-se o teste de análise de variância (ANOVA) para comparação de médias e o teste de Kruskal-Wallis para comparação de medianas. A associação entre o método contraceptivo e a frequência das crises álgicas foi avaliada pelo teste Qui-quadrado.

Resultados

A idade média das mulheres com DF foi de 28,3 anos e 86,6% eram afrodescentes. Em relação aos genótipos, 134 mulheres (84,8%) tinham genótipo HbSS, 12 mulheres (7,6%) tinham genótipo para doença da hemoglobina SC (HbSC) e 12 (7,6%) foram identificadas com beta talassemia (S-β). A idade média do diagnóstico de HbSS foi menor do que a da HbSC, sendo esta a forma menos grave da DF (p < 0,001). A idade média da menarca foi de 14,8 ± 1,8 anos para HbSS e de 12,7 ± 1,5 anos para HbSC (p < 0,001). Entre as mulheres com HbSS que fizeram contracepção com progesterona isolada, 16,6% apresentaram mais de 4 episódios de crises álgicas agudas por ano. Não houve diferença estatisticamente significativa quando comparado com outros métodos anticoncepcionais.

Conclusão

Em relação às variáveis reprodutivas, apenas a idade da menarca apresentou atraso no HbSS em relação ao HbSC. O método anticoncepcional utilizado não foi associado à frequência de crises álgicas entre as mulheres com HbSS.

Palavras-Chave:
doença falciforme; anemia falciforme; menarca; anticoncepção

Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia Av. Brigadeiro Luís Antônio, 3421, sala 903 - Jardim Paulista, 01401-001 São Paulo SP - Brasil, Tel. (55 11) 5573-4919 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: editorial.office@febrasgo.org.br