Acessibilidade / Reportar erro

A “canalha de toda qualidade”.Ação, perseguição e racialização dos sujeitos delituosos, Bahia, 1823-18501 1 Agradeço ao Grupo de Pesquisa “Escravidão e Invenção da Liberdade” pela discussão do texto em uma de suas reuniões, e à Flaviane Ribeiro pela leitura e pelas sugestões ao longo da reorganização dos argumentos.

The “Scoundrel of Every Quality”. Action, Persecution and Racialization of the Criminal Subjects, Bahia, 1823-1850

Resumo

A ideia nesse artigo é tentar expor uma faceta da racialização, tão presente ainda no Brasil do século XXI, que permite, pela implicação de aspectos históricos que fazem referência a setores não brancos, atacar todo um modo de vida da população pobre de cor e rural da Bahia rebelde. Ao associarem os sujeitos delituosos a quilombos e mocambos, e o crime às “qualidades” e “condições” dos homens do povo, as autoridades pretendiam trazer a hierarquia racial para produzir uma perseguição impiedosa aos homens livres, bandidos ou não, e aos escravizados.

Palavras-chave:
Criminalização; Racismo; Delitos

Associação Nacional de História - ANPUH Av. Professor Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, Caixa Postal 8105, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel. / Fax: +55 11 3091-3047 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbh@anpuh.org