Acessibilidade / Reportar erro

Esportes, lazer e desenvolvimento econômico em Ilhéus (c. 1890-1930)1 1 Este estudo contou com apoio financeiro do Conselho de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) e da Universidade Estadual de Santa Cruz (ICB/UESC). Agradecemos aos estudantes Emanuel Ramiro Silva Soares, Thiago Santos de Santana e Ramom de Souza Norte pelo apoio no trabalho de pesquisa nos acervos do Centro de Documentação e Memória Regional (CEDOC) da UESC. Agradecemos também a Wecisley Ribeiro Espírito Santo e a Fabio Santana Nunes pelas leituras críticas de uma versão preliminar desse artigo, e a Marcelo Henrique Dias pelas indicações das imagens. Naturalmente, as interpretações vinculadas aqui são de nossa inteira responsabilidade.

Sports, Leisure and Economic Development in Ilhéus (c. 1890-1930)

RESUMO

O artigo analisa o início da prática de esportes em Ilhéus, bem como as circunstâncias que podem explicar como se deu este processo. O caso de Ilhéus exibe o desenvolvimento dessas práticas diante de uma urbanização ainda incipiente. A maior parte da população da cidade nesse período residia em áreas rurais e estava envolvida com o trabalho agrícola. Tais circunstâncias, porém, não impediram o florescimento de esportes e outras práticas de lazer. Ao contrário, foi o desenvolvimento de uma economia sustentada por atividades agrícolas que criou condições para essas atividades em Ilhéus. Entretanto, a natureza da modernização permitida pela economia agrária da região foi também o principal obstáculo para a sustentação e a ampliação do alcance desse processo.

Palavras-chave:
Lazer; esportes; Primeira República; Bahia

Associação Nacional de História - ANPUH Av. Professor Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, Caixa Postal 8105, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel. / Fax: +55 11 3091-3047 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbh@anpuh.org