Acessibilidade / Reportar erro

Pela “Santa Causa do Brasil” e contra a “imprudência, o despotismo e a violência dos ouvidores”: a atuação dos índios no contexto da construção do Brasil independente (Vila Verde - Bahia, 1822-1830)1 1 Este artigo é um resultado parcial do Estágio Pós-Doutoral em desenvolvimento na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, sob supervisão da Profa. Dra. Vânia Maria Losada Moreira.

For the “Holy Cause of Brazil” and against the “Imprudence, Despotism and Violence of the Ombudsmen”: The Role of the Indians in the Context of the Construction of Independent Brazil (Vila Verde - Bahia, 1822-1830)

RESUMO

No contexto atual de comemoração dos 200 anos da independência do Brasil, revigoram-se os estudos que têm destacado as dimensões polissêmicas e multifacetadas do processo de formação do estado e da nação brasileiros. O objetivo deste artigo é apresentar um tema ainda pouco estudado: a participação dos povos indígenas no processo de construção do Brasil independente. Para tanto, o texto dedica-se a analisar como a população indígena de Vila Verde, na província da Bahia, se engajou na luta pela “santa causa do Brasil” e, depois de consumada a independência, iniciou uma longa batalha em defesa do direito à liberdade e à terra. Ao investigar esse percurso de lutas, a questão proposta gira em torno da noção de cidadania que os próprios indígenas buscavam disputar naquele contexto, articulando os confrontos entre etnicidades, identidades e territorialidades.

Palavras-chave:
Independência do Brasil; Povos Indígenas; Província da Bahia

Associação Nacional de História - ANPUH Av. Professor Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, Caixa Postal 8105, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel. / Fax: +55 11 3091-3047 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbh@anpuh.org