Acessibilidade / Reportar erro

Raça e cultura no pensamento antropológico clássico1 1 Agradeço a Cláudio Pinheiro pelas trocas intelectuais e a Helena Schiel pela leitura de uma versão prévia deste artigo, bem como aos pareceristas pelos valiosos comentários. Como sempre, sou especialmente grato a Héllen Bezerra, que me apoia e acolhe cotidianamente. Por fim, agradeço ao CNPq pela bolsa de pós-doutorado (processo 172375/2023-1).

Race and Culture in Classical Anthropological Thought

RESUMO

Este ensaio tem por objetivo descortinar os conceitos de raça e cultura naquilo que se compreende como antropologia clássica, ou seja, aquela produzida entre o final do século XIX até a revolução estruturalista, aproximadamente. Pretende-se com isso não apenas contribuir para o debate contemporâneo acerca da relação entre antropologia e raça, como também propor interpretações historicamente contextualizadas. Visa-se, além disso, fornecer ferramentas conceituais a estudantes de ciências humanas para uma compreensão mais global sobre os conceitos de raça e cultura quando da emergência e do estabelecimento da antropologia.

Palavras-chave:
Antropologia clássica; Cultura; História da antropologia; Raça

Associação Nacional de História - ANPUH Av. Professor Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, Caixa Postal 8105, 05508-900 São Paulo SP Brazil, Tel. / Fax: +55 11 3091-3047 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rbh@anpuh.org