Resumo
O objetivo central deste trabalho é compreender as tensões que provocaram a extinção da Universidade do Distrito Federal (UDF/RJ) e o fim de um projeto inovador de formação de professores de Artes, que acontecia no Instituto de Artes da referida universidade na década de 1930. O referencial teórico que norteia as reflexões desta pesquisa baseia-se nos trabalhos dos seguintes autores: Basbaum (1976), Fávero (2004), Lopes (2006, 2009) e Mendonça (2002). A metodologia consistiu em análise documental dos acervos das seguintes instituições: Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade da UFRJ, Projeto Portinari da PUC-Rio, Fundação Casa de Rui Barbosa e Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. A análise das fontes possibilitou confirmar que as práticas artísticas inovadoras que aconteciam no Instituto de Artes da Universidade do Distrito Federal (IA/UDF) promoviam a experimentação de novas técnicas e materiais, assim como contribuíam para a elaboração de obras que rompiam com o padrão da arte acadêmica. Isso resultava na representação do povo em suas diversas manifestações, provocando um grande incômodo nos setores conservadores, tanto no meio artístico quanto no meio político.
Palavras-chave:
formação de professores; modernismo/comunismo; contexto autoritário