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O professor, os trabalhadores rurais e a deserção escolar em Unzué (Bolívar, província de Buenos Aires, 1914)

Resumo

Este artigo se insere em um campo de pesquisa que busca elucidar, por meio de casos particulares, como eram tecidas as relações entre as escolas Láinez e as comunidades locais. O objetivo deste estudo é explicar o conflito entre os trabalhadores rurais de Unzué (Bolívar, província de Buenos Aires) em 1914 e o diretor da Escuela Láinez N° 101. Com base na análise de uma fonte resumida do Archivo Intermedio de la Nación e de documentos armazenados no Arquivo Municipal de Bolívar, partimos de uma abordagem qualitativa baseada na micro-história. Nossa hipótese considera que as relações sustentadas pelos poderes locais, ligadas à posse da terra, exerceram essas lutas de poder pelo controle da escola administrada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE). Argumentamos que a pesquisa é mais uma indicação que qualifica os pontos de vista que sugerem essa agência como um órgão vertical e centralizador que, graças a seus recursos e legitimação, estava predisposto a “impor” um projeto escolar ao país.

Palavras-chave:
escola; ruralidade; trabalhadores; professor; Bolívar

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