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Escolarização kaingang no rio Grande do Sul de meados do século XIX ao limiar do século XXI: das iniciativas missionárias à escola indígena específica e diferenciada

Kaingang schooling in Rio Grande do Sul between the mid 19th century and the turn of the 21st century: from the missionary initiatives to the specific and differentiated indigenous school

Escolarización kaingang en Rio Grande do Sul desde mediados del siglo XIX a comienzos del siglo XXI: de las iniciativas misionarias a la escuela indígena específica y diferenciada

Resumo: O texto apresenta um panorama histórico sobre os processos de escolarização kaingang no Rio Grande do Sul, Brasil, de meados do século XIX ao limiar do século XXI, a fim de compreender como esse povo se relacionou com as iniciativas escolares propostas por missionários (jesuítas e capuchinhos) e pelo Estado (tanto do governo local, quanto central), destacando como atuaram (e seguem atuando) na relação com a instituição escolar; assenta-se em fontes bibliográficas, documentos oficiais do Estado e publicações de intelectuais indígenas. À luz da Nova História Indígena, conclui-se que os kaingang foram agentes ativos em seu processo de escolarização e atuaram de diferentes formas frente à escola: negando-a, interessando-se por ela e negociando possibilidades.

Palavras-chave:
Escola kaingang; História da educação indígena; Educação escolar indígena


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