Acessibilidade / Reportar erro

Uma tipologia das letras usadas na fase inicial da escolarização no Rio Grande do Sul em cadernos escolares de alunos (1937-2015)

A typology of letters used in initial schooling in Rio Grande do Sul based on student notebooks (1937-2015)

Una tipología de letras utilizadas en la etapa inicial de la escuela en Rio Grande do Sul estudios cuadernos estudiante (1937-2015)

Resumo:

Este artigo apresenta um mapeamento das letras usadas nas classes iniciais de escolarização de diferentes escolas gaúchas no período de 1937-2015, periodização possível considerando a documentação (cadernos de alunos) disponível no acervo de um centro de memória brasileiro. A metodologia utilizada foi a operação historiográfica enquanto uma produção do pesquisador que associa um lugar (social) com diferentes procedimentos de análises (práticas) e com a construção de uma escrita. A análise possibilitou problematizar as mudanças de perspectivas que alteram as orientações e prescrições para o ensino dos tipos de letras. A partir dos dados, foi possível identificar cadernos dos alunos com o uso exclusivo de um tipo de letra e cadernos com o uso concomitante das letras, e essas variações estavam vinculadas aos debates da época.

Palavras-chave:
cultura gráfica; letra cursiva; letra imprensa minúscula; letra imprensa maiúscula

Sociedade Brasileira de História da Educação Universidade Estadual de Maringá - Av. Colombo, 5790 - Zona 07 - Bloco 40, CEP: 87020-900, Maringá, PR, Brasil, Telefone: (44) 3011-4103 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: rbhe.sbhe@gmail.com