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A ‘aritmética intuitiva’ da escola primária francofônica da província do Quebec: um saber indispensável a todos (1850-1920)

The ‘intuitive arithmetic’ of the francophonic primary school in Quebec province: a knowledge indispensable to everyone (1850-1920)

La ‘aritmética intuitiva’ de la escuela primaria francófónica de la provincia de Quebec: un conocimiento indispensable para todos (1850-1920)

Resumo:

Este artigo analisa a constituição dos saberes aritméticos a serem ensinados na escola primária da província do Quebec, Canadá, entre os anos de 1850 e 1920, de modo a compreender a finalidade da escola primária, a finalidade da Aritmética e a organização dos seus saberes. As fontes documentais que amparam a investigação são: relatórios das conferências pedagógicas das escolas normais produzidas pelo setor católico; modelos de lições aritméticas divulgados em impressos pedagógicos (revistas e livros escolares); programas de ensino, leis e regulamentos escolares. Esse conjunto documental revelou as orientações didáticas dadas aos professores, a emergência de novos materiais didáticos e as reorganizações e sistematizações do ensino da Aritmética primária, bem como a sedimentação desses saberes. Pode-se afirmar que, na vaga intuitiva, a sala de aula foi transformada num grande atelier de números e cálculos e, nesse período, a escola primária francofônica do Quebec trabalhou na construção e constituição de um novo saber: a ‘Aritmética intuitiva’.

Palavras-chave:
didática da aritmética; materiais didáticos; método intuitivo

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