Acessibilidade / Reportar erro

Ensinar, educar, criar: dimensões e espaços da ação pedagógica dos jesuítas no Brasil colônia (1549-1686)

Teaching, educating, creating: dimensions and spaces of the Jesuits’ pedagogical activity in colonial Brazil (1549-1686)

Enseñar, educar, crear: dimensiones y espacios de la actividad pedagógica de los jesuitas en el Brasil colonial (1549-1686)

Resumo

O artigo discute a atuação pedagógica dos jesuítas a partir da revisão dos principais conceitos ligados ao fazer missionário na colônia: ensino, educação e criação. Pretende-se situar historicamente esses conceitos, relacionando-os às dimensões impressas pela ação inaciana nos aldeamentos, colégios e seminários. O recorte cronológico abarca desde a chegada dos jesuítas à criação do Seminário de Belém, no Recôncavo Baiano. A metodologia utilizada foi a análise de documentos históricos, com destaque para as cartas dos jesuítas Nóbrega e Navarro, o Vocabulário portuguez e latino, o Regulamento do Seminário de Belém, entre outros. Como resultado, acredita-se que os conceitos elencados guardam características peculiares no âmbito da atuação inaciana em terras brasílicas, sem serem excludentes.

Palavras-chave:
educação; Companhia de Jesus; pedagogia; catequese

Sociedade Brasileira de História da Educação Universidade Estadual de Maringá - Av. Colombo, 5790 - Zona 07 - Bloco 40, CEP: 87020-900, Maringá, PR, Brasil, Telefone: (44) 3011-4103 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: rbhe.sbhe@gmail.com