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Evangelizar, educar e modernizar:os institutos Samuel Graham e Granbery e a experiência protestante em Goiás (1943-1963)

Evangelizing, educating and modernizing:the Samuel Graham and Granbery institutes and the protestant experience in Goiás (1943-1963)

Evangelizar, educar y modernizar:los institutos Samuel Graham y Granbery y la experiencia protestante en Goiás (1943-1963)

Resumo:

O presente artigo busca analisar os primórdios da educação protestante em Goiás, em particular, o processo de criação do Instituto Samuel Graham em Jataí (1942), de iniciativa presbiteriana, e do Instituto Granbery em Pires do Rio (1943), de filiação metodista. Trata-se de duas vertentes do protestantismo missionário que se instalou no Brasil a partir de meados do século XIX. A análise desses dois institutos tem por objetivoperceber o contexto histórico em que se deu a criação destes, suas aproximações, singularidades e a relação de cada um com as experiências processadas em âmbito nacional, e assim pensar as finalidades, os atores sociais e as intersecções entre religião e educação, tradição e modernidade, público e privado que concorreram para a criação dessas escolas confessionais.

Palavras-chave:
história da educação; educação protestante; instituições escolares; Goiás

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