Resumo:
Este artigo é parte de uma investigação mais ampla e analisa uma reforma da formação de professores - o currículo Maestros de Educación Básica - implementada na transição democrática argentina (1983-1989), na qual a agenda educacional nacional e global através de organizações internacionais. A reconstrução da experiência é baseada em análises documentais (oficiais e de organizações internacionais) e regulamentos relacionados, além de entrevistas com atores que participaram da definição e do trabalho acadêmico de seus protagonistas. Observou-se que essa política articulava a aspiração do governo de democratizar instituições e relações pedagógicas, em oposição ao autoritarismo vivido na ditadura militar, com os discursos internacionais que lutavam pela hierarquização e profissionalização da formação e prática de professores. Da mesma forma, ele avançou questões relacionadas à duração e estrutura do currículo, bem como à organização da prática de ensino que estará presente até hoje nas discussões sobre a formação de professores. No entanto, a brevidade da experiência (1987-1990) e as formas de implementação dessa reforma impediram que ela fosse recuperada como antecedente dessas discussões.
Palavras-chave:
currículo; política mundial da educação; magisterio; história da educação