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O estado de São Paulo e seus municípios no desenvolvimento da instrução pública: o caso de Piracicaba (1880-1910)

The state of São Paulo and its municipalities in the development of public instruction: the case of Piracicaba (1880-1910)

El estado de São Paulo y sus municipios en el desarrollo de la instrucción pública: el caso de Piracicaba (1880-1910)

Resumo

Este artigo apresenta análises que buscam compreender como o município de Piracicaba se destacou na área educacional da província/estado de São Paulo, no período da transição do Império para a República (1880-1910). A categoria Município Pedagógico é a base historiográfica. As fontes documentais são nacionais, provinciais/estaduais e municipais. Os resultados revelam que na província/estado de São Paulo as câmaras municipais foram responsabilizadas por inúmeras ações que eram obrigação provincial/estadual. Piracicaba, além de cumprir com essas obrigações, desenvolveu suas próprias inciativas e apoiou as ofertas educacionais de diversos setores da sociedade. Esse processo, permeado por ideais republicanos, mobilizou políticos, particulares e educadores locais.

Palavras-chave:
município pedagógico; ações educacionais; Império-República; poder local e regional

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