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Usos estratégicos do jornal Resumo Escolar no contexto da reforma escolanovista no Espírito Santo

Strategic uses of the journal Resumo Escolar in the context of the new school reform in Espírito Santo

Usos estratégicos del periódico Resumo Escolar en el contexto de la reforma escolanovista en Espírito Santo

Resumo

O artigo analisa os usos estratégicos do Resumo Escolar, publicado em 1929, no endereçamento a professores/as e estudantes, compreendendo-o como dispositivo pedagógico para a divulgação e implementação dos princípios da reforma escolanovista no Espírito Santo. Com base no método indiciário (Ginzburg, 2002), utiliza como fontes sete edições do impresso investigado, relatórios de governo, relatórios de inspeção escolar e matérias jornalísticas. No contexto da reforma educacional produzida no Espírito Santo, entre 1928 e 1930, conclui que o projeto editorial do Resumo Escolar e os seus usos estratégicos pela Secretaria da Instrução Pública conformam-no como caixa de utensílios (Carvalho, 2006) que veiculava o ideal de homem novo e as diretrizes didático-pedagógicas que orientariam as escolas locais.

Palavras-chave:
educação nova; escola ativa; reforma da educação; jornal escolar

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