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Celestina Vigneaux Cibils (1878-1964): compromisso com uma ideia de escola concebida como uma casa de saúde e cultura para todos

Resumo

Neste artigo, os autores analisam a figura de Celestina Vigneaux (1878-1964), que fez parte da primeira geração do movimento de renovação pedagógica. Este estudo é motivado por duas razões: por um lado, ela foi a professora que introduziu as cantinas escolares como uma prática higienista, mas também educacional e cultural e, por outro, ela aplicou o método de Maria Montessori em uma escola pública na cidade de Barcelona. Tudo isso representa uma oportunidade de recuperar a memória histórica de uma professora com uma formação e um pensamento pedagógico muito sólidos. Seu nome não pode cair no esquecimento ou ser ofuscado pelas trajetórias biográficas igualmente interessantes de seu marido (Pere Coromines) e de alguns de seus filhos (Joan Coromines). Trata-se, portanto, de um estudo que foi realizado por meio da hermenêutica dos principais textos publicados por Celestina Vigneaux, dos principais autores contemporâneos dessa professora e, evidentemente, de obras de referência na História da Pedagogia Catalã.

Palavras-chave:
renovação pedagógica; cantina escolar; Montessori; história da pedagogia catalã

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