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Avaliação das aprendizagens na disciplina de Sociologia para o Curso Complementar: reflexões a partir de manuais didáticos das décadas de 1930 e 1940

Evaluación del aprendizaje en la disciplina de Sociología para el Curso Complementario: reflexiones a partir de manuales didácticos de las décadas de 1930 y 1940

Resumo

O estudo analisou cinco manuais escolares de Sociologia, produzidos entre as décadas de 1930 e 1940, visando apreender suas propostas de avaliação das aprendizagens. Utilizando a análise de conteúdo, foram examinados objetivos, conteúdos e metodologias adotados por esses manuais, tendo em vista seus possíveis impactos sobre a configuração da avaliação. Também foram analisadas as atividades constantes em tais obras, por serem instrumentos importantes do processo avaliativo, a fim de classificá-las de acordo com os objetivos educacionais pretendidos. Os resultados apontam que, dado o objetivo propedêutico do ensino de Sociologia no período, a avaliação acabou focando, prioritariamente, na alfabetização sociológica dos estudantes, ou seja, na assimilação de conhecimentos teórico-conceituais das Ciências Sociais.

Palavras-chave:
ensino secundário; história da educação; avaliação; ensino de sociologia

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