Acessibilidade / Reportar erro

Transformações institucionais e curriculares na educação técnico-profissional para mulheres na província de Santa Fé (1966-1983)

Resumo

Neste artigo, desenvolvemos as ideias que orientaram os objetivos assumidos pela educação técnica, profissional e artesanal provincial, voltada para mulheres, e a política educacional de Santa Fe voltada para escolas técnicas profissionais para mulheres, entre 1966 e 1983, para analisar as transformações e a permanência da oferta. Desde a origem do sistema educacional argentino, a formação para o trabalho de mulheres em atividades produtivas foi excluída do ensino médio. Reconhecemos que em Santa Fé essa característica se manteve até meados da década de 1970, quando começaram a ser implementadas novas propostas curriculares que vinculavam os currículos profissionalizantes ao ensino médio, que só se concretizaram no início da década seguinte.

Palavras-chave:
fundamentos da educação; política da educação; formação técnica; formação profissional

Sociedade Brasileira de História da Educação Universidade Estadual de Maringá - Av. Colombo, 5790 - Zona 07 - Bloco 40, CEP: 87020-900, Maringá, PR, Brasil, Telefone: (44) 3011-4103 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: rbhe.sbhe@gmail.com