Acessibilidade / Reportar erro

A democracia na educação vista pelas lentes da ditadura: o confronto inesperado de Olav Storstein com a propaganda fascista italiana (1935)

Resumo

Na década de 1930, o famoso diretor de cinema ítalo-norueguês Ivo Caprino frequentou a Stabekk High School, onde Olav Storstein foi um de seus professores. Antes de seu aluno se tornar internacionalmente famoso, Olav Storstein descreveu em seu livro Fremtiden sitter på skolebenken um episódio em que ambos eram protagonistas. O professor socialista e o jovem estudante de origem italiana oferecem uma oportunidade de mostrar dois modelos educacionais opostos: a educação democrática e o autoritarismo fascista. Por meio de um processo de análise indutiva que parte do texto citado e percorre os arquivos e a literatura de referência, este artigo destacará o contraste entre esses dois modelos, usando o episódio biográfico para fins ilustrativos, o que nos permite fazer uma análise histórica da educação a partir de uma perspectiva comparativa, mas também situar o episódio em um contexto mais amplo e relacioná-lo a aspectos significativos do período. Nessa história, os interesses da propaganda fascista no exterior e na Itália, os modelos educacionais fascistas e socialistas, as atividades da Sociedade Dante Alighieri e as vidas particulares e profissionais dos dois protagonistas estão entrelaçados.

Palavras-chave:
modelo educacional nórdico; educação fascista; Ivo Caprino; educação democrática

Sociedade Brasileira de História da Educação Universidade Estadual de Maringá - Av. Colombo, 5790 - Zona 07 - Bloco 40, CEP: 87020-900, Maringá, PR, Brasil, Telefone: (44) 3011-4103 - Maringá - PR - Brazil
E-mail: rbhe.sbhe@gmail.com