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Olhar novamente para o Congresso Internacional de Educação para Surdos em Milão (1880): um desafio historiográfico

Mirar nuevamente hacia el Congreso Internacional de Educación para Sordos en Milán (1880): un desafío historiográfico

Resumo:

Diante do Congresso Internacional de Educação para Surdos ocorrido em Milão há 141 anos, um desafio histórico nos interpõe: reler o seu corpus documental. Compreendendo Milão como ‘lugar de memória’, no sentido que dá Pierre Nora (1993), temos como objetivo refletir sobre como esse congresso carece de releituras que ousem discutir o evento para além da simples oposição entre oralismo e línguas de sinais. Ponderando a complexidade de seus textos oficiais, consideramos exigente uma proposta de releitura desse ‘documento-monumento’, levando-se em conta seu contexto específico em relação à educação de surdos. Intentamos problematizar como no Brasil há uma narrativa habitual sobre este congresso bem como a saturação dessa memória a fim de que possamos sugerir outros olhares para que escapemos das leituras reducionistas do próprio movimento histórico das lutas surdas. E como resultado trazemos fontes desconhecidas sobre Milão como três reportagens do Corriere Della Sera do final do século XIX e os outros relatórios desconhecidos que nos permitem revisitar e revistar memórias outras sobre este importante congresso para a história da educação dos surdos.

Palavras-chave:
educação de surdos; história; lugar de memória; línguas de sinais

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