Eixos |
Séries |
1º ano |
2º ano |
3º ano |
4º ano |
Linguagem oral |
Objetivos: estimular a criança a falar espontaneamente, com voz natural, agradável e com pronúncia articulada; cultivar o espírito de observação da realidade e adquirir ideias claras. |
Objetivos: habituar a criança a falar de maneira clara; levá-la a corrigir e ampliar seu vocabulário; e propiciar aquisição de hábitos sociais de conversação. |
Objetivos: levar a criança a exprimir-se com simplicidade, clareza e precisão; assegurar a aquisição de ideias claras e o enriquecimento de vocabulário; habituar a falar em momento oportuno; e desenvolver a imaginação. |
Objetivos: exercitar a elaboração de pensamentos mais amplos; fazer uso de palavras próprias; cultivar hábitos indispensáveis ao êxito na conversação; intensificar o desenvolvimento da imaginação e fazer sentir necessidade de se expressar bem. |
Considerações: o ensino da língua deve se iniciar pelos exercícios de elocução, com estímulo à fala, permitindo à criança expressar-se com liberdade e linguagem própria. Desse ponto de partida, aos poucos, deve-se iniciar o cultivo da linguagem oral, visando à correção das deficiências e à formação da linguagem consciente e apropriada para as relações sociais. |
Considerações: em continuidade ao trabalho do 1º ano, firmar, desenvolver e aperfeiçoar, por meio de exemplos vivos, o uso da linguagem para o bom desempenho de atividades sociais e econômicas. |
Considerações: desenvolver atividades de linguagem a partir de assuntos correspondentes à capacidade mental das crianças, estabelecendo intercâmbio de ideias. |
Considerações: o professor deve possibilitar à criança maiores possibilidades expressivas, adestrando o pensamento e aperfeiçoando a linguagem através da observação direta e da leitura metódica e inteligente. |
Sumário da matéria: conversação sobre fatos conhecidos, narração, recitação, dramatizações e transmissão de recados simples ou exercícios de treino social. |
Sumário da matéria: conversação sobre coisas conhecidas; narração, invenção de histórias, descrição de figura, recitação e pequenas dramatizações; transmissão de recados e treino social. |
Sumário da matéria: conversação sobre acontecimentos da vida; narração, reprodução, dramatização e invenção de histórias; descrição de cenas e recitação de poesias; transmissão de recados, expressão de polidez e treino de bons hábitos sociais. |
Sumário da matéria: conversação sobre fatos da vida, da escola, da sociedade e das matérias; narração, reprodução de histórias, descrição, interpretação e recitação de poesias; exercícios de treino de hábitos sociais. |
Orientação: fazer uso, no ensino, das situações naturais decorrentes da vida espontânea das crianças; buscar satisfazer o interesse infantil; treinar a memória, exercitar a observação; e propor exercícios que propiciem a adaptação à vida social. |
Orientação: manutenção das orientações do 1º ano, porém ampliando-se o campo de observação das crianças. |
Orientação: propiciar a confiança nos pensamentos espontâneos, para que as crianças consigam introduzir suas ideias em processos de conversação. Investir em atividades de situação real da vida, treinando preceitos de civilidade. |
Orientação: estimular a conversação a partir de assuntos referentes a instituições escolares, clubes de leitura, ocorrência de festas e serviços domésticos. Envolver narrativas, histórias e poesias que mobilizam o interesse infantil. |
Leitura |
Objetivos: dotar a criança com o conhecimento dos símbolos do pensamento e com a capacidade de ler ideias próprias e alheias. |
Objetivos: aperfeiçoar a leitura, tornando-a corrente e expressiva; e dotar a criança de maior capacidade em relação ao que lê. |
Objetivos: prosseguir no aperfeiçoamento da leitura oral e mental; e dotar a criança da capacidade de aproveitar-se da leitura como fonte de informações e recreação. |
Objetivos: dotar o aluno de leitura agradável e capacidade de compreender e avaliar formas corretas e bons estilos; desenvolver a capacidade de assimilar conhecimentos; e exercitar o manuseio correto dos livros e dicionários. |
Considerações: enfoque no processo de alfabetização, pois é por meio da leitura que a criança desenvolve os instrumentos necessários à vida prática e à aquisição de conhecimento. |
Considerações: aperfeiçoamento do que foi aprendido no 1º ano, enfatizando-se o valor da leitura como fonte de informação e recreação. |
Considerações: desenvolver a leitura mental por meio de livros, compêndios e jornais voltados ao ensino globalizado. |
Considerações: como os alunos já devem, nessa série, ter dominado a leitura, deve-se despertar o interesse nos aspectos literários, na perfeição da frase e na beleza dos estilos. |
Sumário da matéria: conversação para despertar interesse pela leitura; leitura oral de sentenças, palavras, sílabas; leitura silenciosa do pré-livro, cartilha e fichas; conhecimento do alfabeto e dos sinais diacríticos e de pontuação. |
Sumário da matéria: leitura oral corrente e expressiva em livros didáticos, com ampliação de vocabulário, exercícios de interpretação, leitura silenciosa e reprodução oral seguida de escrita; leitura corrente e expressiva em livros recreativos, com relato oral, apreciação de histórias e fichamento; leitura dialogada e dramatizada. |
Sumário da matéria: leitura corrente e expressiva em livros didáticos; leitura corrente expressiva oral e mental em livros recreativos; leitura oral e mental em livros de informações; fichamento e utilização de vocábulos de dicionários. |
Sumário da matéria: leitura oral e expressiva com rapidez; leitura oral e mental em prosa e em verso, e com interpretação; leitura de composições próprias. |
Orientação: trabalho com o ensino da leitura pela marcha analítica; estimular na criança o desejo de aprender a ler; trabalhar a leitura de modo a relacionar o sentido das palavras; formar a imagem mental da escrita das palavras, para depois trabalhar sílabas e letras; e não insistir nos erros ou se demorar numa lição. |
Orientação: estimular a leitura mediante livros, revistas e jornais ilustrados de acordo com o desenvolvimento dos alunos e com seu interesse. |
Orientação: além das orientações preconizadas para o 2º ano, convém estímulo ao conhecimento dos livros (autoria, índice, páginas...), ao uso dos dicionários, à prática de exercícios de prosódia, à aquisição de vocabulário, ao treino de leitura mental e interpretação. |
Orientação: trabalho com leitura oral e comentada de assuntos científicos, de biografias de brasileiros e americanos notáveis na ciência, de biografias de grandes escritores e de grandes homens, de fábulas, lendas e contos clássicos da literatura infantil e de monografias de conteúdos científicos. Estimular também a leitura mental mediante exercícios diversos. |
Escrita |
Objetivos: levar a criança a reproduzir todos os traços de letras e algarismos e a desenvolver a coordenação visomotora, como princípio de mecanização da escrita. |
Objetivos: levar o aluno a fixar boa atitude para com trabalhos escritos; boa proporção no tamanho das letras; regularidade na inclinação; nitidez nos traços e boa conformação; hábitos de limpeza e ordem em todos os trabalhos escritos. |
Objetivos: levar o aluno a fixar boa atitude para com trabalhos escritos; adquirir bom cursivo; apresentar bem trabalhos escritos, com perfeita mecanização e rapidez. |
Objetivos: levar o aluno a manter uma atividade correta durante todos os trabalhos escritos. |
Considerações: o ensino da escrita, entendido como mecanismo de socialização, deve evitar o desenvolvimento de vícios que impedem a escrita clara, legível e rápida, eliminando movimentos inúteis que causam fadiga, monotonia e desinteresse. |
Considerações: o 2º ano compreende fase trabalhosa pela atenção que deverá ter o professor no ensino da escrita correta e no domínio de atividades mecanizadas, de modo a propiciar trabalho que no futuro deixe maior espaço para as atividades mais intelectuais. |
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Sumário da matéria: jogos de aquisição do hábito da escrita; traçado com ritmo; desenhos espontâneos; dramatização por exercícios riscados; cópia de palavras; treino de forma das letras; exercícios para desenvolver a rapidez da escrita. |
Sumário da matéria: exercícios ritmados de letras variadas; exercícios de cópia de sentenças e trechos de livros; exercícios envolvendo uso de tinta. |
Sumário da matéria: exercícios ritmados em papel de pautas duplas; exercícios de cópia; e exercícios para aquisição de rapidez. |
Sumário da matéria: exercícios corretivos; exercícios de letras fantasia; e exercícios para desenvolver a rapidez. |
Orientação: o ensino da escrita deve sempre seguir a marcha da motivação, exercícios de ginástica, exercícios no quadro-negro e execução no papel. Deve-se usar letra vertical, levemente inclinada, sempre sob supervisão do professor. |
Orientação: realizar o uso de jogos e exercícios rítmicos, de modo a possibilitar ao aluno maior domínio do traço. Fazer uso de palmas, música ou sinais para marchar o ritmo dos traços das letras. |
Orientação: possibilitar liberdade na escolha do tipo de letra que as crianças preferem, orientando na boa apresentação de trabalhos escritos, garantindo legibilidade e rapidez. |
Orientação: aulas especiais de escrita, com oportunidade de aquisição de firma e rubricas, assim como o aprendizado de letras fantasia. |
Linguagem escrita |
Objetivos: habilitar a criança a pensar antes de escrever e a expressar seus pensamentos por escrito; possibilitar a expressão com vocabulário e forma correta. |
Objetivos: assegurar o hábito de organizar o pensamento antes de escrever; desenvolver a capacidade de escrever com simplicidade e propriedade; levar a criança a ver a utilidade da expressão escrita como meio de comunicação. |
Objetivos: levar a criança a adquirir maior capacidade de organizar mentalmente o pensamento e de exprimi-lo por escrito; desenvolver a imaginação e estimular o interesse pelo aperfeiçoamento da escrita. |
Objetivos: levar a criança a se exprimir com facilidade, clareza, correção e elegância; firmar o hábito de pensar no que se vai escrever; desenvolver a imaginação e o poder inventivo. |
Considerações: após a criança desenvolver a escrita mecanizada, iniciar o ensino da linguagem escrita com estímulo, para que a criança, sempre ativa, componha textos decorrentes de suas ideias e opiniões. |
Considerações: o professor deve voltar o seu trabalho para o hábito de elaboração do pensamento antes de escrevê-lo, a fim de buscar exercícios que fixem essa prática. Deve-se investir também em trabalhos individuais, curtos e simples. |
Considerações: deve o professor estimular o aperfeiçoamento da linguagem escrita, com predominância dos trabalhos individuais que propiciem a expressão do pensamento infantil. |
Considerações: dado o conhecimento dos anos anteriores, deve-se trabalhar com as correspondências (cartas, bilhetes, telegramas e convites), bem como com os jornais de classe, como estímulo ao desenvolvimento da expressão escrita. |
Sumário da matéria: cópia de palavras associadas a desenhos; cópia de sentenças; ordenação de palavras; completar e formar sentenças; exercícios de vocabulários; respostas a perguntas; e ditado. |
Sumário da matéria: copiar, formar e completar sentenças; compor e reproduzir historietas; responder a perguntas orais ou escritas; redigir bilhetes e cartinhas; exercícios de vocabulário e ditado. |
Sumário da matéria: formar, completar, ordenar e reduzir sentenças; compor e reproduzir histórias e resumir contos; transformar prosa em poesia; descrever pessoas, animais, objetos, gravuras e cenas; cópia e ditado. |
Sumário da matéria: reproduzir e compor histórias; empregar e desenvolver provérbios; resumir assuntos; passar prosa para poesia; descrever gravuras; redigir correspondências e biografias; e realizar ditados. |
Orientação: trabalhar a linguagem escrita sempre associada a desenhos, inicialmente com a cópia e depois com formulações próprias. Estimular a organização das ideias e a ampliação do vocabulário mediante situações reais da vida das crianças. |
Orientação: o trabalho com a linguagem escrita deve ser uma ligeira ampliação do desenvolvido no 1º ano, com a preocupação de incutir na criança o hábito de realizar seu trabalho da melhor maneira possível, observando e pensando antes de escrever. |
Orientação: trabalhar com composições fruto das motivações individuais, para garantir que os alunos estejam suficientemente informados sobre os temas ou assuntos. Não exigir longos trabalhos, estimular a expressão do pensamento próprio infantil e habituar a criança a rever e a ajudar os colegas. |
Orientação: a composição escrita deve ter como ponto de partida as atividades da classe ou da escola e as demais disciplinas do programa, sempre vinculada a atividades de interesse das crianças. |
Gramática aplicada |
Objetivos: despertar o interesse pela linguagem correta, fazendo sentir o seu valor nas relações sociais; habilitar a criança a descobrir os próprios erros e a falar e escrever corretamente. |
Considerações: o professor deve manter o trabalho iniciado no 1º ano, mediante aulas de conversação, de leitura, de preparo, de correção de trabalhos escritos, de exercícios e de jogos especiais. Além disso, deve estimular o emprego dos conhecimentos adquiridos no cotidiano de uso da linguagem. |
Considerações: a partir do 3º ano, deve-se empregar a nomenclatura gramatical, mas de modo cuidadoso, dando ensejo à observação direta dos fatos da língua, a fim de levar a criança a generalizar normas. |
Considerações: devido ao cabedal de conhecimentos acumulados nos anos anteriores, no 4º ano, deve-se induzir algumas abstrações, com atividades de ordenação, classificação e compreensão das regras gramaticais. |
Considerações: o ensino da gramática deve ser feito de modo prático e indutivo, partindo-se do empirismo ligado às experiências infantis e às leis gramaticais. |
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Sumário da matéria: exercícios para aperfeiçoamento da expressão e correção de erros e vícios; flexão de número e gênero das palavras simples; uso do ponto final, da interrogação e da exclamação; e emprego de maiúsculas e parágrafo. |
Sumário da matéria: estudo do substantivo, do adjetivo, do verbo; dos sinônimos e antônimos; contagem do número de sílabas; emprego de ponto final, interrogação, exclamação, vírgula, maiúsculas e parágrafo. |
Sumário da matéria: estudo do sujeito e de seu predicado; substantivo, adjetivo, pronome e verbo; classificação de sentenças e palavras; emprego de pontuação e parágrafo. |
Sumário da matéria: estudo da sentença (sujeito, predicado, substantivo, adjetivo, pronome pessoal e de referência e preposição); conjugação dos verbos; classificação das sentenças e das palavras; formação das palavras; pontuação e acentuação. |
Orientação: por meio de situações interessantes, motivadoras e lúdicas (como jogos), promover exercícios que visem à expressão clara e perfeita de um pensamento. |
Orientação: ampliar o desenvolvimento da linguagem por meio do enriquecimento das experiências decorrentes do contato com situações reais e favoráveis proporcionadas por livros, recortes, jogos e outros recursos atrativos. |
Orientação: o ensino da gramática nessa série deve afastar as classificações complicadas, organizando-se em duas etapas: a primeira voltada ao conhecimento prático dos fatos gramaticais; a segunda voltada à indução das regras, definições e classificações. |
Orientação: deve-se seguir as mesmas orientações dos anos anteriores, com garantia da necessária motivação através de exercícios interessantes. |